5 dicas para combater as dores musculares pós treino

Muitos atletas, principalmente os iniciantes, sentem dores no corpo após os treinos. Elas são conhecidas medicinalmente como mialgia, podem surgir logo após o treino ou também 24 horas depois do exercício, mas não se desespere: estes sintomas são totalmente normais, é o que afirma o personal trainer Fabiano Souza: “As dores musculares pós treino são reflexos da resposta dos músculos para reparar o dano sofrido. Quando você se exercita, são criadas micro lesões que o corpo cura naturalmente, tornando-se assim mais forte”.

5 dicas para combater as dores musculares pós treino
Foto: Fotolia

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Podemos assim concluir que estas dores são normais e acompanham diversos atletas durante sua rotina de exercícios, mas existem alguns pequenos truques e táticas para lidar melhor com ela, diminuindo o incômodo e melhorando seu desempenho:

1. Compressão

Um exercício de desaquecimento após seu treino pode fazer muita diferença. Isso ajudará a drenar os fluídos geradores da dor. Procure seu treinador, use e abuse de técnicas como rolo de espuma, massagens e até mesmo bolas de tênis para comprimir músculos e remover pontos doloridos.

2. Mantenha uma rotina

A disciplina em relação aos treinos e dieta é essencial para que o corpo se adapte com a atividade física. Quem não estabelece uma rotina de exercícios, além de não alcançar os resultados desejados, perde a condição física e se torna mais suscetível a dores no pós-treino.

3. Alimente-se bem

Alimentos específicos ingeridos em horários estratégicos também são capazes de aliviar as dores musculares, alguns deles por terem ação anti-inflamatória, como os ricos em ômega 3, magnésio e vitamina C.

Outro nutriente indispensável é a proteína. Carnes e ovos possuem os aminoácidos essenciais, que revertem à ruptura das fibras e ainda são capazes de acelera o fortalecimento dos músculos.

4. Aqueça seu corpo

Aquecer o corpo antes dos exercícios pode ser mais importante do que você pensa. A elevação gradual dos batimentos do coração é capaz de preparar o organismo e articulações para o treino, o que também poupa o desgaste gerador de dores.

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5. Não exagere nas cargas durante a musculação

Treinar com cargas maiores não representa um treino melhor. É comprovado cientificamente que para obter melhores resultados, deve-se aumentar a intensidade do treino e não as cargas, indo além do que se pode aguentar. Foque nas execuções e nos intervalos durante os exercícios. Isso ajudará a diminuir as dores pós treino e também maximizar os resultados.

 

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Redação Webrun

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