Vida saudável: 5 dicas para quem vai começar a se exercitar

Vida saudável: 5 dicas para quem vai começar a se exercitar
Foto: Adobe Stock

Exercícios são fáceis de adiar, mas com a abordagem correta é simples ser saudável e ficar em forma, como você sempre sonhou. Seja para reduzir fatores de risco de saúde, ficar satisfeito com sua aparência ou acabar com o sedentarismo, não importa. Apenas encontre uma boa razão – ou várias – e uma atividade de que gosta. Dentre desse contexto, a WW Brasil, conhecida antigamente como Vigilantes do Peso, realizou um levantamento das melhores dicas para aqueles que querem começar a se exercitar e não sabem por onde.

Como uma das empresas de saúde e bem-estar mais antigas do mundo, a WW Brasil mantém um programa de rotina saudável baseado em quatro pilares: alimentação, exercícios, sono regulado e mindset saudável. Com um programa no modelo de aplicativo e outro com encontros online, a plataforma garante aos usuários um monitoramento completo das atividades do dia a dia e alimentação.

“Exercícios em casa normalmente são difíceis de começar, as distrações são inúmeras e o local de descanso está pertinho. O ideal é definirmos um local específico para os exercícios, seja do lado do sofá, no quintal ou na varanda. Isso condiciona o nosso cérebro a entender que, ao entrar naquele local é hora do exercício” diz Matheus Motta, responsável pelo programa da WW no Brasil. “Além disso, você não precisa ter uma rotina perfeita. A chave para o sucesso é a consistência.”

+ Siga o Webrun no Instagram!

Conheça as dicas para quem vai começar a se exercitar:

• Defina metas​

Seja realista com seus objetivos quando está começando e não desanime. Supere a preguiça e o medo de não conseguir tornar suas metas mais fáceis de alcançar, específicas e mensuráveis. Se você não se exercitou por um tempo, comece com apenas uma caminhada. Encare como um compromisso o ato de andar de três a quatro vezes por semana durante 20 minutos, por exemplo. Concentre-se em um objetivo, depois passe para o próximo.

• Vá devagar

Um grande erro de esportistas novatos é começar ansioso e com gás máximo. O início de qualquer atividade deve acontecer lento e gradualmente. Isso é essencial para evitar lesões. Construa sua resistência de maneira suave e seja gentil com sua saúde; se em sua primeira caminhada o percurso durou 20 minutos, da próxima vez tente andar mais rápido para vencer esse tempo. Mas deixe que seu corpo guie o ritmo.

• Misture tudo

Uma vez que você trabalhou seu nível básico, comece a misturar atividades diferentes para manter o exercício interessante. Variar pode ser o segredo para nunca parar! E não precisa passar horas treinando para ver os resultados. Para a maioria das pessoas, 30 minutos de um bom exercício de alta intensidade, cerca de três a quatro vezes por semana, são suficientes. Verifique com o seu médico se o exercício escolhido é adequado e pode começar a malhação!

Conheça seu próximo desafio na corrida de rua!
+ Veja como participar de uma corrida virtual!

• Abra as cortinas

É hora de iluminar seu espaço. “Uma das melhores formas de incentivar os exercícios em casa é iluminar o ambiente”, diz o fisioterapeuta Tim Fraticelli. “Abra as cortinas e considere adicionar uma luz mais brilhante ao seu quarto se você estiver procurando melhorar seu humor durante o exercício.” Embora o exercício regular tenha sido associado a uma série de melhorias na qualidade de vida relacionadas à saúde, pesquisas sugerem que adicionar uma luz forte pode aumentar os benefícios relacionados ao humor.

• Mexa-se do seu jeito

Se você se pega se arrastando durante os mesmos exercícios todos os dias ou se sente intimidado com a ideia de sessões de uma hora de duração, lembre-se: o melhor tipo de atividade é aquela de que você realmente gosta, porque é o que você tem mais probabilidade de fazer de forma consistente.

Leia também:

– Fortaleça a lombar e melhore a sua performance
– Alimentação pré e pós treino: o que consumir?

– Conheça os principais benefícios da caminhada para a saúde
– Exercícios para manter o core fortalecido
– 6 dicas para começar adotar hábitos saudáveis 
– Má postura no exercício ou no dia a dia? Dor no ombro ao correr? Confira as dicas do ortopedista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts