5 dúvidas de quem ainda não participou de uma corrida virtual

Muito tem se falado sobre corrida virtual, principalmente agora sem as provas presenciais. Entretanto o número de corredores que não se rendeu ao formato por não saber direito como funciona, também é grande. Por isso reunimos aqui as principais dúvidas dos atletas sobre essas provas para você mandar para aquele amigo corredor que ainda não fez um desafio virtual. Confere aí:

1. “Corrida virtual?!”

Não, não é uma corrida de videogame ou com óculos de realidade virtual! Ainda tem muita gente que imagina algo neste sentido quando ouve falar das virtuais. Mas, a verdade é que o formato tem esse nome muito mais pela forma como tudo acontece: o atleta se inscreve e comprova seu tempo virtualmente, sem ter contato direto com a organização ou com outros corredores. Diferente de uma prova de rua tradicional, onde há uma estrutura montada e o participante vai até lá no dia e hora marcados fazer o trajeto.

2. “Você vai pagar para correr na rua?

Seja dentro de casa, nos parques ou nas ruas, as virtuais têm sido para muitos corredores uma maneira de matar a saudade das provas presenciais e encarar aquela corrida rotineira com mais seriedade durante este período onde as tão almejadas provas foram adiadas. Tem muito corredor se inscrevendo em virtual para se incentivar a melhorar os próprios resultados, afinal ninguém quer fazer feio em uma prova não é mesmo?

Apesar de não ter uma estrutura montada para que o corredor faça a virtual, aproveitar essa experiência está ligado a forma que o atleta encara o desafio. Se não há uma preparação, com certeza, vai ser igual a mais um treino na rua, mas se você encarar como uma prova realmente, pode ser que consiga bater seu recorde pessoal.

+ Participe de uma prova virtual, escolha a sua!

3. “Por que preciso marcar o tempo?”

Na corrida virtual não tem chip no cadarço ou número de peito, então é o atleta que marca seu próprio tempo. Isso pode ser feito  por aplicativos de corrida, como o Strava, o Adidas Runners ou Nike Running Club, ou com um relógio esportivo. Marcar o tempo é necessário para o participante provar que realmente correu aquela distância para qual se inscreveu.

5 dúvidas de quem ainda não participou de uma corrida virtual
Foto: Adobe Stock
4. “Quando recebo o kit?” 

Algumas corridas virtuais têm uma proposta diferente e enviam o kit antes do atleta correr, logo após a inscrição. Mas, em geral, os participantes recebem o kit depois de comprovarem tempo e quilometragem para organização, seja por meio de foto do relógio ou print de tela do aplicativo. Em seguida, a organização aprova o comprovante de tempo e autoriza o envio do kit com a medalha, que chega para coroar a participação na prova.

+ Quer uma ajudinha para montar seu calendário de provas? Veja aqui!

5. “Corrida virtual é mesmo uma competição?”

Grande parte das corridas virtuais oferecem uma classificação, ou seja, após o corredor comprovar seu tempo, ele entra para esse ranking e pode comparar seus resultados com o de outros participantes e até ver em qual posição ficou, por gênero e idade, principalmente. Para os atletas mais competitivos é uma forma de buscar a evolução, atingir novas metas e acima de tudo, se manter motivado no esporte. Além disso, dá para reunir aquele grupo de amigos corredores e fazer uma competição própria. Na falta de provas presenciais vale usar a criatividade para não perder o estímulo, o que não pode é parar de correr!

Leia também:

10 corridas virtuais para você fazer este mês 
O que é uma corrida virtual?
Corrida Virtual: 7 dicas para se preparar e aproveitar mais a experiência
– Dicas para montar seu calendário de provas
– 10 corridas em 2021 para já ir montando seu calendário de provas 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts