• Corrida - 5 métodos de recuperação muscular para o pós prova

5 métodos de recuperação muscular para o pós prova

Os atletas que conseguiram cruzar a linha de chegada do Ironman Florianópolis 2019 mostraram que são capazes de superar um esforço sobre-humano. Os 226.2 km de natação, bicicleta e corrida levam o corpo ao limite da exaustão. Terminada a prova, o foco deve ser na melhor recuperação muscular possível.

feet of an athlete running on a park pathway training for fitness and healthy lifestyle

Para isso, Miguel Morone, bombeiro e triatleta que já participou dez vezes do evento, lista métodos fundamentais para a melhor recuperação muscular.

– Dar o tempo de descanso adequado: em provas de alta intensidade como o Ironman, principalmente na etapa full, o corpo precisa de descanso por, no mínimo, 48 horas. O repouso pós-prova é extremamente importante. Esse período é o tempo necessário para que o corpo possa se recompor e a volta aos treinos aconteça sem riscos.

– Ingestão de proteínas: consumir proteínas contribui diretamente para reparar as células que foram danificadas durante a prova. Carnes magras, laticínios (como iogurte) e suplementos alimentares (whey protein, por exemplo) são boas fontes de proteína.

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– Meias de compressão: muitos atletas sabem que as meias de compressão são muito eficazes para a prática esportiva. Porém, não é de conhecimento de todos que há produtos específicos para a recuperação muscular, como é o caso da UP 17, indica o triatleta. O produto da SIGVARIS GROUP, empresa líder mundial em compressão graduada, acelera a recuperação muscular, diminui a fadiga, a tensão muscular e o desgaste após práticas esportivas. Também reduz as dores musculares e o acúmulo de ácido láctico. As meias ou o canelito UP 17 promovem a circulação e o fornecimento de oxigênio para os músculos. Toda a linha UP 17 pode ser adquirida no e-commerce da marca.

– Massagem: a massagem pode ser altamente benéfica na recuperação muscular. É uma forte auxiliadora por desfazer “nós” que estão em locais de difícil acesso. Muitas vezes, tensões em pontos específicos são liberados apenas com essa técnica.

– Hidratação: se durante os treinos e provas a ingestão de líquidos (principalmente água) é de extrema importância, da mesma forma é no pós-atividade. Se hidratando adequadamente, ocorre a reposição dos eletrólitos – sódio, cloro, potássio e outros. Durante provas de intensidade alta como o Ironman, perdemos muitos desses eletrólitos com a respiração e transpiração.

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Redação Webrun
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