5 passos para melhorar a performance na corrida de rua

Você já iniciou a prática da corrida e está naquele momento que não consegue mais evoluir, em alguns casos, já apareceu algumas dores chatas que estão te impedindo até de realizar alguns treinos.

Possivelmente está na hora de receber orientação de um professor de educação física, que é responsável pelo planejamento dos treinos e pode montar uma planilha personalizada ao seu nível de condicionamento físico.

5 passos para melhorar a performance na corrida de rua
Foto: Adobe Stock

Mas, enquanto você não tem o auxílio de um treinador ou assessoria esportiva, aqui vão algumas dicas genéricas para já começar a melhorar sua performance na corrida de rua:

+ Siga o Webrun no Instagram!

Passo 1: Dê atenção às atividades condicionantes entre elas o descanso (sono) alimentação, técnica, alongamento, força e etc.;

Passo 2: Observe o método e os meios que você está usando para treinar. Por exemplo, o método contínuo que utiliza um dos meios que é a rodagem, é muito importante e ajuda os corredores nos treinos regenerativos, sendo o preferido dos atletas, mas que não o fazem evoluir no que diz respeito a intensidade, ou seja, dificilmente o seu pace vai melhorar a médio e longo prazo se continuar utilizando apenas esse meio (rodagens).

Passo 3: Invista no método intervalado, utilizando como um dos meios, por exemplo, os tiros (corridas rápidas) que possibilita que você gere adaptações importantes, entre elas uma maior remoção de acidez da sua musculatura, mantendo assim o PH do músculo, mesmo em condições de alta intensidade. Isso sim favorece a melhora do seu pace a médio e longo prazo.

+ Faça sua inscrição para sua próxima corrida rua aqui!
+ Participe de um desafio virtual.

Passo 4: Combine os dois métodos, intervalado e contínuo e seus mais diversificados meios em seu planejamento de treino, vão te ajudar a melhorar cada vez mais e principalmente chegar ao seu objetivo em condições de fazer boas marcas e melhorar a sua corrida.

Passo 5: O mais importante para saber qual método e quais meios usar para melhorar a sua corrida, seja ela o tempo x distância ou correr por mais tempo, é que você tenha um objetivo/meta e a partir daí realize um planejamento, conhecido no treinamento como periodização. Ela irá te ajudar a realizar o método e os meios nas intensidades ideais, dando mais qualidade e coerência aos seus treinos para que se sustentem a médio e principalmente a longo prazo.

Leia também:

 Dicas para escolher o tênis ideal para a sua corrida 
– Fortaleça a lombar e melhore a sua performance
– Alimentação pré e pós treino: o que consumir?

– Exercícios para manter o core fortalecido
– 6 dicas para começar adotar hábitos saudáveis 
– Má postura no exercício ou no dia a dia? Dor no ombro ao correr? Confira as dicas do ortopedista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts