5 plantas medicinais que auxiliam na ansiedade e insônia

5 plantas medicinais que auxiliam na ansiedade e insônia
As plantas medicinais podem trazer diversos benefícios se usadas da forma correta. / Foto: Adobe Stock

O stress desencadeado pelas multitarefas da nossa rotina pode desencadear a ansiedade, que muitas vezes leva a uma noite mal dormida, e, até mesmo a insônia, que é um distúrbio caracterizado pela dificuldade de começar a dormir, manter-se dormindo ou acordar antes do horário desejado.

As plantas medicinais são recursos naturais, muito utilizadas pela população por apresentarem efeitos terapêuticos, praticidade e até mesmo pelo uso tradicional, ou seja, aquele que passa de pais para os filhos. O ditado popular “se é natural, não faz mal” traz uma sensação de que essas plantas são isentas de toxicidade, porém sabe-se que não é verdade. Muitas delas, se mal utilizadas, podem trazer problemas graves à saúde humana.

+ Já fez sua inscrição para uma corrida virtual? Confira algumas provas.

Em relação a ansiedade e insônia, o uso de algumas plantas medicinais específicas pode trazer reais benefícios para esses transtornos, se usadas sem exagero. Abaixo listamos 5 plantas que se utilizadas corretamente na forma de chá, colaboram com os sintomas causados pelo stress.

– Camomila: uma das plantas mais conhecidas e mais utilizadas na rotina, possui ação sobre a ansiedade e pode colaborar com a insônia, além de ajudar no sistema digestivo. Recomenda-se 2 colheres de chá da flor seca em 250 ml de água, de 3 a 4 vezes durante o dia para ansiedade.

– Capim limão (ou capim santo): é uma planta com aroma bem característico, e sua utilização na forma de chá, além de muito saborosa pode reduzir a ansiedade e colaborar com a insônia, recomenda-se utilizar até 4 vezes ao dia.

– Maçã: é uma fruta muita apetitosa, quando seca pode auxiliar nos transtornos da ansiedade, colaborando com a saciedade, ou seja, diminuído a vontade de comer.

+ Planeje suas provas! Confira o calendário de corridas completo aqui.

5 plantas medicinais que auxiliam na ansiedade e insônia
O maracujá possui propriedades de calmante natural. / Foto: Adobe Stock

– Maracujá (ou passiflora): conhecido principalmente pelo seu suco, os benefícios terapêuticos do maracujá são provenientes das folhas, para uso nos sintomas de ansiedade e insônia recomenda-se 1 a 2 gramas até 4 vezes ao dia.

– Melissa: é uma planta medicinal que além de ter efeito relaxante, colabora com os sintomas da ansiedade e insônia. Recomenda-se 1 colher de chá das folhas secas em 250 ml de água.

O uso correto das plantas medicinais pode trazer diversos benefícios a nossa saúde, porém, vale ressaltar que deve ser realizado de forma moderada e nunca se deve substituir a ingestão de água por chás.

Fonte: Vinícius Bednarczuk de Oliveira é farmacêutico, coordenador dos Cursos de Farmácia e Práticas Integrativas e Complementares do Centro Universitário Internacional Uninter.

Leia também:

7 dicas para dormir melhor e acabar de vez com a insônia
Qual a relação entre o exercício físico e uma boa noite de descanso? 
– O sono não serve apenas para descansar! Descubra como dormir melhor

– Dicas para se tornar uma “pessoa da manhã”
– Conheça os principais benefícios da caminhada para a saúde
– 6 dicas para começar a adotar hábitos saudáveis
Dormir mal engorda, alerta médico endocrinologista 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts