5 suplementos para fortalecer seu sistema imunológico aliados das atividades físicas

Que os corredores precisam manter uma alimentação saudável e suprir todas as vitaminas de que o corpo precisa, todo mundo sabe, por isso muitas vezes os suplementos passam a incorporar a dieta. Mas além de trazer benefícios, como ajudar no ganho de massa, eles também podem ser uma boa alternativa para quem quer fortalecer o sistema imunológico.  O nutricionista , Diogo Círico sugeriu 5 opções para quem deseja evitar doenças e garantir mais qualidade de vida.

+ Seu calendário completo de corridas de rua está aqui!

5 suplementos para fortalecer seu sistema imunológico
Foto: Fotolia
5 suplementos para fortalecer seu sistema imunológico:

1. Whey Protein

Esse é o primeiro nome que vem à mente quando se fala em suplementação. O Whey Protein tem fama crescente dentro e fora das academias, justamente porque é uma das melhores fontes de proteína. Repleto de nutrientes, o Whey também influencia na produção de anticorpos, em especial das imunoglobulinas. “Há estudos desde os anos 80 que demonstram a grande influência das proteínas do soro do leite no sistema imunológico e como esse alimento pode fornecer substrato para as defesas do organismo”, explica o nutricionista esportivo.

2. Multivitamínico

Produzido com a fusão de diversas vitaminas e minerais, esse suplemento está presente tanto na rotina de bodybuilders quanto nas indicações médicas para pessoas sedentárias. Isso porque a lista de benefícios é extensa e garante a quantidade dos nutrientes que o organismo precisa para uma rotina saudável. Segundo Círico, “o multivitamínico atua na imunidade e também na defesa antioxidante, além de ser benéfico até para a saúde óssea e para a condução do impulso nervoso”.

+ Acompanhe o Webrun pelo Instagram!

Vitamin supplements - capsules and tablets bulk
Foto: Fotolia

3. ZMA

Esse suplemento é produzido com a combinação de zinco, magnésio, cromo e vitamina B6.  Essa combinação foi elaborada justamente porque as deficiências de Zinco e Magnésio estão relacionadas à redução da tolerância ao exercício e também à redução do sistema imune. Várias pesquisas apontaram para a queda nas concentrações destes nutrientes no sangue e nos tecidos após o treinamento e a competição. Por isso, a suplementação com ZMA pode ser uma excelente estratégia para garantir a atuação do sistema imunitário.

+ Clique aqui e escolha sua próxima corrida!

4. Óleo de peixe

O óleo de peixe tem sido cada vez mais consumido por quem pratica atividades físicas. Isso porque o principal ativo de sua composição, o ômega-3, traz benefícios para a recuperação pós-treino e combate os radicais livres. “As cápsulas de óleo de peixe também são indicadas para quem deseja melhorar as funções do sistema imunológico e combater as inflamações causadas pelos exercícios, além de reduzir os níveis de colesterol e contribuir para a saúde cardiovascular”, pontua o nutricionista Diogo Círico.

5. Glutamina

Segundo o nutricionista, a glutamina é um aminoácido também usado no tratamento e na recuperação pós-operatória. No contexto da atividade física, esse suplemento atua na redução do estresse oxidativo e na recuperação muscular. A glutamina também ajuda na recuperação do sistema imune justamente por esse efeito. Ela oferece o glicogênio usado pelo tecido muscular e pode ser uma grande aliada para uma saúde plena.

Leia também:

– Alimentação pré e pós treino: o que consumir?
– Conheça os principais benefícios da caminhada para a saúde
– Exercícios para manter o core fortalecido
– 6 dicas para começar adotar hábitos saudáveis 
– Má postura no exercício ou no dia a dia? Dor no ombro ao correr? Confira as dicas do ortopedista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts