6 motivos para dar uma chance à natação

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A natação não é nenhuma novidade no mundo do esporte, mas seus benefícios merecem ser compartilhados. Primeiro, a atividade é ótima para quem está querendo sair do sedentarismo e quer praticar um esporte que apresente risco mínimo de lesões. O mesmo benefício se aplica a quem está se recuperando de uma lesão e quer voltar com tudo para as pistas com o devido fortalecimento e condicionamento em dia. Além do citado há, ainda, outros motivos para se apaixonar pela atividade e fazer dela a sua terapia. Veja as razões recomendadas pela Kelly Licia, professora da rede de academias Bio Ritmo.

1. Trabalha de forma completa os grupos musculares
O esporte estimula integralmente o corpo, assim como suas articulações e grupos musculares. Ou seja, com alguns meses de prática assídua, você notará um fortalecimento significativo em todos os músculos do seu corpo

2. Queima calorias sem você perceber
A prática intensa vai impulsionar a queima de muitas calorias, promovendo a perda de gordura com o movimento do corpo todo. E o melhor: você pode até sentir o esforço, mas será bem sutil, pois estará suando e não perceberá por conta do contato com a água da piscina.

3. Melhora a capacidade cardiorrespiratória
“O esporte é um excelente aeróbico, devido ao esforço físico de se movimentar e respirar dentro da piscina, e isso faz com que a modalidade seja ótima para desenvolver a atividade cardiorrespiratória e a circulação sanguínea, deixando o coração, artérias e pulmões mais saudáveis”, comenta Kelly.

4. Oferece benefícios extras para os corredores
Segundo a especialista da Bio Ritmo, a natação também é uma alternativa para os corredores por trabalhar a capacidade cardiovascular e a recuperação dos músculos, além de ajudar no desenvolvimento e condicionamento físico. “A atividade aquática também auxilia em uma melhor respiração para o atleta se desenvolver nas pistas com eficiência e suavidade”, complementa Lícia.

5. Melhora a força e aumenta o tônus muscular
A natação é uma ótima maneira de aumentar força e tônus musculares, especialmente se comparada aos demais exercícios aeróbicos. Por exemplo, quando um atleta está correndo em uma pista, ele se move no ar, já o nadador enfrenta a resistência oferecida pela água, com densidade aproximadamente 12% maior.

6. Deixa você mais flexível
A modalidade ajuda a manter as articulações saudáveis e reduz o risco de doenças ósseas. Exercícios de baixo impacto mantêm os ligamentos exigidos fluídos e em bom estado.

Este texto foi escrito por: Amanda Preto

Redação Webrun

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