Associação Internacional de Ultramaratona promove 6h Global Solidarity Run

A Associação Internacional de Ultramaratona (IAU, na sigla em inglês) não pôde cumprir seu calendário de competições de 2020, como o Campeonato Continental de 24 Horas e o Mundial de 100 km, realizados pela entidade. Em busca de motivar os atletas, neste momento difícil, a IAU desenvolveu uma forma segura de organizar uma competição entre os países, a IAU 6h Global Solidarity Run, prevista para os dias 29 e 30 de agosto (o participante escolhe a melhor data para competir).

“Além disso, os atletas irão colaborar promovendo arrecadação de alimentos para ajudar os mais necessitados nesta época de pandemia, como uma forma de ação solidária, recomendada pela IAU a todos os países convidados para a iniciativa”, comentou Oscar Susso, consultor de ultramaratona da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que apoia a realização do evento.

+ Participe de uma prova virtual, escolha a sua!

Nesta iniciativa, o atleta afere o seu resultado e faz o seu circuito para correr durante 6 horas. Algumas das formas de marcação serão o GPS, as esteiras de corrida ou ainda os percursos previamente aferidos, contando-se o número de voltas. Os atletas podem correr em ambientes fechados ou ao ar livre, mas precisam gravar suas performances em uma das muitas plataformas esportivas como Strava ou Garmin.

O Brasil irá participar com 18 atletas, nove no masculino (Niumar Velho, Felipe Costa da Silva, Marcio Batista de Oliveira, Eduardo Silvério Calixto, Urbano Dario Cracco, Gabriel Picarelli, Luciano Alves de Souza, Marcos Paulo do Espírito Santo e Cleiser Alves dos Santos) e nove no feminino (Luiza Franco Tobar, Jennys Lourdes Meneses Barillas, Rosivania da Silva Soares, Neide Rosa de Souza, Helen Cristina Caldeira Deluque, Maria Claudia Ferreira Souto, Debora Aparecida de Simas, Viviane Regina Mota e Patricia Aguiar).

Associação Internacional de Ultramaratona promove 6h Global Solidarity Run
Foto: CBAt

O catarinense Felipe Costa optou por correr a partir das 6 horas do dia 30 em um circuito de 1 km montado em um loteamento na cidade de Tubarão (SC), onde nasceu e mora. “O local é afastado e com pouca movimentação de pessoas. Calculo que farei entre 85 a 89 voltas”, disse o atleta, que tem o objetivo de arrecadar R$ 10 mil na “vaquinha” que montou online.

Os nomes dos convocados foram definidos pelo Comitê Técnico de Ultramaratona (CTU), levando-se em conta as três melhores marcas das competições de 24 horas, e seis melhores marcas dos 100 km, das participações brasileiras nos Mundiais e Continentais, de 2014 até 2019.

Os atletas contarão com o apoio da equipe multidisciplinar formada pelos médicos Patrícia Aguiar (também atleta) e Walter Costa, o fisioterapeuta Luís Fernando Pato, os treinadores Marcos Gomes, Adeluci Moraes e Carlos Gusmão, que também fazem parte da Captação de Dados, e Oscar Susso, consultor de ultramaratona da CBAt.

Como a inclusão é um valor importante, a CBAt, em parceria com os organizadores do Circuito Brasileiro de Ultramaratona (CBU), está ampliando o alcance do evento da IAU.

Qualquer atleta que tiver com o seu registro de corredor de rua da CBAt em dia pode se inscrever em uma das empresas definidas e receber um Certificado Digital com o apoio da IAU.

+ Escolha uma prova e monte seu calendário de corrida de 2021!

O valor da inscrição depende da empresa escolhida:

1- Associação Correr Toledo, inscrições: corrertoledo@hotmail.com ou telefone (45) 998052667 (falar com a Sandra).
2- Federação Capixaba de Atletismo (FECAt), inscrições: gusmaoultra@gmail.com ou pelo telefone (27) 981796232 (falar com o Carlos Gusmão).
3- Federação Norte Riograndense de Atletismo (FNA), inscrições: http://fnatletismo.com.br/ultra-maratona-6h-virtual/
4- Reveza Racing, inscrições: mariano-moraes@bol.com.br ou (35) 99761 2245 (falar com o Mariano Moraes).
5- Star Runner, Ticketagora.com.br
6- To Goal Sports Ventures, https://forms.gle/ENd2RqdHchJLLVA36 ou pelo telefone (92) 98804-6725 (falar com o James).
7- Ultramaratona nos Rastros, monica.otero@rocketmail.com ou pelo telefone 11 96375- 8846 (falar com Mônica Otero).
8- Yescom – yescom.com.br

Todos os atletas que participarem do evento, além dos seus resultados, devem enviar um vídeo da sua corrida para a empresa de sua escolha. A ideia é fazer um curta-metragem com todos os brasileiros correndo e enviar de presente para a IAU.

O presidente do Conselho de Administração da CBAt, Warlindo Carneiro da Silva Filho, deu o apoio da entidade ao evento. “Esses métodos alternativos são muito importantes. Os atletas só treinam e precisam competir, mesmo de maneira virtual”, comentou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts