7 fontes mais saudáveis de carboidrato para ter energia na corrida

O carboidrato é um nutriente essencial para quem corre ou pratica qualquer outro esporte que demande muito da resistência física , isso porque sua função principal é fornecer energia para o organismo. Tanto é que os nutricionistas recomendam o armazenamento de carboidrato antes de longas provas.

De acordo com a nutricionista da Estima Nutrição Amanda Maffei, consumi-lo pode ter um impacto direto no desempenho do atleta.  “O carboidrato é como uma reserva de energia para os músculos. Em geral, um dia antes de provas de longa distância acontece o chamado jantar de massas justamente porque é necessário ao atleta, que busca performance, fazer essa reserva de ‘combustível’, uma hora antes de correr, por exemplo, o carboidrato serve como uma fonte de energia imediata, então vai dar ao atleta mais disposição e explosão”, explica.

+ Siga o Webrun no Instagram!

Apesar de sua importância, nem todas as fontes desse nutriente são saudáveis, pelo contrário, a maioria até atrapalha a dieta, por isso é preciso ficar atento às quantidades e aos tipos de carboidrato que você ingere. Conheça algumas opções melhores, que trazer energia, sem muitos prejuízos à balança:

  1. Batata-doce
7 fontes mais saudáveis de carboidrato para ter energia na corrida
Foto: Fotolia

A batata doce é rica em betacaroteno e além de possuir uma boa dose de carboidratos, também é fonte de vitamina C, vitamina A, vitamina B6, ferro, potássio, cobre, manganês e fibras; por isso é uma das principais opções a quem busca energia para atividades físicas.

  1. Arroz Integral
Foto: Fotolia
Foto: Fotolia

O arroz integral é tido como um carboidrato muito mais saudável do que o usual arroz branco, ele contêm mais fibras, vitaminas e minerais. Além de ajudar a reduzir o colesterol ruim e  possui magnésio, ferro, vitamina B, vitamina B2, vitamina B3 e vitamina B6.

  1. Massas integrais
7 fontes mais saudáveis de carboidrato para ter energia na corrida
Foto: Fotolia

Tanto os pães quanto os macarrões integrais são opções mais saudáveis de carboidrato do que suas versões tradicionais. Em geral, os alimentos a base de grãos integrais possuem mais nutrientes e fibras, têm uma absorção melhor e fornecem mais energia e armazenam menos gordura do que os demais.

  1. Tapioca
Foto: Fotolia
Foto: Fotolia

A tapioca é uma das alternativas mais consumidas por quem quer abrir mão do pãozinho francês e consumir um carboidrato mais saudável. A goma possui baixo tor de sódio, além de não precisar de óleo ou outras fontes de gordura em sua preparação. Só é preciso ficar atento e não abusar nos acompanhamentos e recheios.

  1. Folhas verde-escuro
7 fontes mais saudáveis de carboidrato para ter energia na corrida
Foto: Fotolia

Espinafre, couve e brócolis são boas opções para quem busca carboidrato em alimentos de baixa caloria. Eles são famosos por reduzir o risco de câncer e doenças do coração, devido ao seu elevado teor de celulose e baixo teor de gordura.

+ Faça sua inscrição para sua próxima corrida de rua aqui!
+ Participe de um desafio virtual.

  1. Quinoa
Foto: Fotolia
Foto: Fotolia

A quinoa é uma semente com níveis elevados de proteínas e com boa concentração de vitaminas e minerais como ferro e vitaminas do complexo B. Além disso, o pseudo-grão não possui glúten e é uma boa fonte de carboidrato aos celíacos.

  1. Grão-de-bico
Foto: Fotolia
Foto: Fotolia

O grão-de-bico é um alimento bastante usado por quem quer perder alguns quilinhos. Além de altas doses de ferro e proteína, ele também contém triptofano; uma substância usada pelo organismo produzir a serotonina, que é responsável pela ativação das sensações de bem-estar e satisfação.

Leia também:

– Alimentação pré e pós treino: o que consumir?
– Exercícios para manter o core fortalecido
– 6 dicas para começar adotar hábitos saudáveis 
– Má postura no exercício ou no dia a dia? Dor no ombro ao correr? Confira as dicas do ortopedista!

Carolina Abrantes

Carolina Abrantes

Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.

Ver todos os posts