7° Jogos Sul-Americano de Atletismo – 3° dia

O Brasil ganhou o torneio de atletismo dos Jogos Sul-Americanos. O Campeonato correspondeu ao Sul-Americano Juvenil e foi disputado no Estádio Olímpico do Pará, em Belém, entre os dias 1 e 3 deste mês. A equipe ganhou 64 medalhas: 33 medalhas de ouro, 14 de prata e 17 de bronze, e somou 587 pontos.

Argentina e Venezuela disputaram o segundo lugar durante toda a competição. A primeira ganhou 5 medalhas de ouro, 5 de prata e 5 de bronze, contra 4 de ouro, 11 de prata e 7 de bronze da segunda. Na pontuação, os venezuelanos ficaram na frente, com 180,5 pontos contra 163 dos argentinos.

No último dia de disputa, no sábado à noite, dia 3, o grande destaque foi Bruno Nascimento Pacheco (Vasco da Gama-CAIXA). Bruno venceu os 200m com 20.54, novo recorde sul-americano. O recorde anterior era dele mesmo, com 20.72, marca conseguida no Brasileiro Juvenil, disputado em junho, em Maringá, no Paraná.

Foi dele o melhor resultado técnico da competição, no masculino. No feminino, o melhor desempenho foi o de Thatiana Regina Ignácio, que na véspera ganhara os 100m com 11.57, superando o recorde anterior, que era 11.58 e pertencia a Esmeralda de Jesus desde 1976.

Grandes resultados também nos revezamentos 4 x 400m, em que as equipes brasileiras estabeleceram novos recordes sul-americanos. Entre os homens, o time marcou 3:06.68 e formou com Diego Venâncio (ASA Sertãozinho), Thiago Chyaromont (Mangueira-CAIXA), Luís Eduardo da Silva (Vasco da Gama) e Luís Eduardo Ambrósio (ASSEM São José dos Campos-CAIXA).

No feminino, a equipe fez 3:40.56 e contou com Juliana de Azevedo (BM&F Atletismo-CAIXA), Amanda Fontes Dias (Flamengo-CAIXA), Raquel Martins Camillo da Costa (Flamengo) e Ana Cláudia Soares (Flamengo).

O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Roberto Gesta de Melo, disse que os resultados mostram que “o país tem um grande futuro. A atual geração de jovens atletas é muito forte”, disse Gesta.

Este texto foi escrito por: Confederação Brasileira de Atletismo – CBAt

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts