8° Campeonato Mundial de Maratona

A Maratona masculina foi a primeira prova disputada no 8° Campeonato Mundial de Atletismo da IAAF e o Brasil teve somente um representante, o atleta Leonardo Guedes, já que Vanderlei Cordeiro de Lima, que estava classificado para disputar a prova sofreu uma contusão e não pode ir a Edmonton.

Na largada da maratona estavam alinhados 103 atletas, parte da elite mundial estava presente, mas, o nível técnico dos competidores era bem distinto.

De um lado, Khalid Khannouchi atual recordista mundial (2:05:42) para citar um dos muitos sub “2:08”, em contrapartida, diputavam a prova o hondurenho Pedro Ventura Jiménez cujo recorde pessoal é 2:40:00, e, Elson Williams, cuja melhor marca é 2:40:48. Essa diferença de tempos é em função dos indices técnicos exigido por cada federação.

O dia no entanto era do etíope Gezahegne Abera que foi o grande vencedor e tornou-se o primeiro campeão Mundial da maratona do 3° milênio em uma final emocionante, onde cruzou a linha de chegada com o cronometro registrando 2:12:42 e garantiu a primeira medalha de ouro do mundial. Abera é o atual campeão olimpico da maratona, título conquistado em Sydney 2000.

Abera, fez uma prova espetacular, sendo que a segunda parte da prova foi feita dois minutos mais rápida do que a primeira, tornando-se o primeiro maratonista da história a deter os títulos de campeão olímpico e mundial simultâneamente.

A prova entretanto foi decidida somente no sprint final já dentro do Commonwealth Stadium, quando Abera nos últimos 200 metros ultrapassou Biwott

A medalha de prata ficou para o queniano Simon Biwott que chegou somente um segundo atrás de Abera (2:12:43). Já, a medalha de bronze foi conquistada pelo italiano Stephano Baldini com o tempo de 2:13:18.

O brasileiro Leonardo Guedes terminou a prova na 71° colocação.

A equipe da Etiopia venceu a Copa do Mundo de Maratona, sendo, Japão e Itália o segundo e terceiro lugares respectivamente.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts