A corrida muito além do físico

Quando corremos existem detalhes importantes que não percebemos e afetam no desempenho geral. Podem parecer coisinhas mínimas, mas para quem busca a melhora e se sente estagnado, quem sabe se aguçar um pouco mais a percepção você poderá levar sua corrida a outro patamar?

Destaco quatro fatores para que fique atento a partir de agora, seja nos treinos, em provas ou até no seu dia a dia. O foco da visão, o que está em sua mente, a concentração e o início da prova.

Foco da visão

Direcionar o foco da visão durante a prova pode determinar o seu desempenho. Cada corredor reage a estímulos externos de maneiras diferentes, que podem ser compreendidos de maneira positiva ou negativa. Por exemplo, ter competidores à sua frente. Para alguns, essa visão serve de motivação para superar um a um. Para outros, é encarado como um gasto enorme de energia para ultrapassá-los e ainda manter-se bem até a chegada. Faça um exercício: avalie provas anteriores e como foi sua reação para cada um dos estímulos visuais que lhe foi exibido. Guarde para si o foco da visão que motivou sua corrida e trabalhe para descartar aqueles que o desviam e provocam reações negativas.

Com a concentração você estará 100% ligado em cada movimento que seu corpoFoto: Flavio Rossato/Fotolia Com a concentração você estará 100% ligado em cada movimento que seu corpoFoto: Flavio Rossato/Fotolia

A mente
É muito frustrante quando o corpo bem treinado e preparado fisicamente entra em choque com emoções fortes, colocando tudo a perder. Por isso, é importante saber: quem comanda o corpo é a mente. Todas as emoções são, em essência, impulsos para agir. É importante cuidar da mente, assim como cuidamos do corpo. A necessidade em aprender técnicas, tática e preparo físico, devem ser consideradas tão importantes quanto o aprendizado em levar inteligências às emoções e chegar a um equilíbrio físico-mental, a excelência do esporte. Isso pode determinar uma largada focada em seus objetivos ou uma cheia de ansiedades, falta de sono, agitação, insegurança e falta de confiança geradas por fatores alheios.

Concentração

É um tema bastante comentado e conversado, porém não é comum encontrar corredores que treinam e executam a concentração com maestria. Como abordado no item acima, o que você carrega na mente antes e durante a prova afeta na concentração do atleta. Concentrado, você dificilmente sofrerá influências externas e sua mente, durante todo o tempo, irá colocar em prática o que treinou. Em nenhum momento pensará em parar ou, caso isso aconteça, em fração de segundos esse pensamento irá se apagar. Você estará 100% ligado em cada movimento que seu corpo deve executar em cada momento da corrida. A qualquer sinal de desequilíbrio, estar concentrado lhe permitirá corrigir ou improvisar para voltar ao estado equilibrado.

Início de prova

Seja iniciante ou veterano, esse é um dos campeões de audiência entre o que se deve evitar numa prova. O início de uma corrida é fator determinante. O corredor pode colocar meses de treinamento por água abaixo se, ao ouvir o tiro de largada, sair feito um louco, num ritmo muito acima do que está acostumado. Forçando dessa maneira você pagará com o decréscimo do rendimento no final da prova. É inevitável. Dificilmente o corredor percebe que força, pois no começo da prova, a sensação de queimação nos músculos das coxas, um sintoma de estar acima do ritmo, não aparece com tanta intensidade.

Estamos tão focados em nosso físico que às vezes não desenvolvemos outras competências da corrida. Parecem detalhes, mas se você somar seu bom preparo físico com a mente concentrada e foco de visão motivador, tenho certeza que sua corrida passará para outro nível. É a chave que irá abrir novas portas dentro do mundo da corrida.

Este texto foi escrito por: Aulus Sellmer

Aulus Sellmer

Aulus Sellmer

Bacharel em Esporte pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFEUSP) com especialização em treinamento desportivo pela USP, marketing esportivo pela UCLA Berkeley EUA e administração esportiva pela FGV-SP. Atualmente é pos graduado no curso MBA Qualidade de Vida em Gestão Corporativa pela Universidade São Camilo; pos graduando no curso Fisiologia aplicada à clínica pela UNIFESP; proprietário da assessoria esportiva 4any1, colaborador da Rádio Eldorado FM 107,3 e revista Contra Relógio.

Ver todos os posts