A depilação faz alguma diferença na performance esportiva?

A depilação tornou-se um hábito cultural em muitos países. No Brasil não foi diferente, e desde os anos 1980 o procedimento faz muito sucesso em nossas terras, inicialmente com as mulheres e, mais recentemente, também entre os homens. Hoje, porém, a depilação não é utilizada somente para fins estéticos. Um exemplo é a depilação esportiva, que auxilia os atletas de determinados esportes a melhorar suas performances.

Nas competições de natação, corrida e outras modalidades, milésimos de segundos fazem a diferença na colocação final. Além dos treinos, da alimentação, de uma rotina regrada e de muita disciplina, a depilação é um recurso essencial para potencializar os resultados.

“A depilação esportiva é muito utilizada por atletas de alto rendimento e tem uma série de vantagens porque ajuda no seu processo de cicatrização, reduz o atrito, facilita o processo de massagens, mas, principalmente, ajuda a melhorar o tempo desses profissionais”, ressalta Evangelina Gomes, enfermeira e especialista em luz pulsada da Depyl Action.

A depilação faz alguma diferença na performance esportiva?
Foto: Adobe Stock

+ Siga o Webrun no Instagram!

Pesquisa publicada no Journal of Science and Medicine in Sport teve resultados bem significativos: numa corrida de 100 metros, os corredores que não tinham pelos nas pernas conseguiram finalizar a prova com um tempo 0,01 segundo abaixo dos demais competidores. Já em uma disputa de 42 km, essa diferença aumenta para 5,7 segundos. Ou seja, para aqueles que praticam esporte profissionalmente, 0,01 pode ser o tempo suficiente para ganhar a competição.

A especialista cita outro exemplo que ilustra bem o quanto a depilação ajuda os atletas. “Os corredores que não se depilam acabam tendo um atrito maior em comparação aos que retiram os pelos do corpo. A gente não percebe, mas para quem pratica atletismo, se depilar é um diferencial competitivo.”

A ausência dos pelos também facilita a evaporação do suor e isso mantém a temperatura corporal do atleta mais baixa, deixando a prática dos esportes mais confortável, principalmente quando os dias estão muito quentes.

Qual o tipo de depilação é a mais indicada para atletas?

Evangelina destaca alguns dos procedimentos mais indicados para atletas que querem aderir à depilação.

Depilação com cera morna:

Segundo a profissional, muitas pessoas, especialmente os homens, não se sentem confortáveis com a depilação com cera. “Hoje existem técnicas e ingredientes especiais que podem ser utilizados para tornar a depilação muito mais suave. Porém, esta é uma ótima opção caso a pessoa esteja apenas fazendo um teste para saber se a presença de pelos vai realmente melhorar o seu desempenho nos treinos ou não”, reforça a especialista da Depyl Action.

Luz Pulsada e Laser:

Quer uma depilação que dure mais tempo e te dê mais praticidade? A especialista indica a técnica de luz pulsada (também conhecida como fotodepilação) ou depilação a laser.

“Para ter bons resultados é importante que se procure um profissional que possa detalhar o procedimento que é mais indicado para cada pessoa. É uma avaliação que deve ser feita individualmente de acordo com as suas necessidades particulares”, destaca.

Aparo de pelos:

Você ainda não se sente confortável para encarar a depilação? Existe também a opção de aparo de pelos com máquina, que é prática e rápida para quem ainda não quer se aventurar na remoção total.

Conheça seu próximo desafio na corrida de rua!
+ Veja como participar de uma corrida virtual!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts