• A fome apertou? Veja opções de lanches saudáveis

A fome apertou? Veja opções de lanches saudáveis

Sanduíche são boas opções para um longo dia de trabalho (foto: Divulgação/ Stock.Xchng)
Sanduíche são boas opções para um longo dia de trabalho (foto: Divulgação/ Stock.Xchng)

A alimentação é uma parte importante do nosso dia-a-dia. Uma alimentação saudável ajuda a prevenir doenças, elevar a imunidade, enfim, aliada a hábitos saudáveis de vida, é um dos fatores decisivos para a manutenção e melhora da qualidade de vida.

É interessante nos alimentarmos a cada duas ou três horas, mas de maneira equilibrada, sem exageros. Dessa forma, o metabolismo mantém-se acelerado e o organismo não “armazena” gordura. Abaixo alguns exemplos de lanches para “enganar o estômago no trabalho”:

Barra de Cereais – São barras compostas predominantemente por carboidratos de rápida absorção. Caracteriza-se pelo alto teor de fibras, podendo ser utilizada por qualquer pessoa no intervalo das refeições. Em média, essas barras possuem 100kcal, substituindo bem um lanche composto de uma vitamina de frutas ou uma fatia de pão integral com requeijão light.

Biscoitos Integrais – Melhores do que o biscoito água e sal tradicional, os integrais apresentam um valor nutricional melhor, principalmente devido ao maior conteúdo de fibras, que ajudam o funcionamento intestinal e aumentam a sensação de saciedade. Além disso, você ainda pode variar seu acompanhamento – requeijão, geléias, mel, queijo cottage, peito de peru, etc.

As frutas são fontes de vitaminas e minerais que ajudam a regular as funções do organismo. Foto: Harry Thomas Jr./ Webrun
As frutas são fontes de vitaminas e minerais que ajudam a regular as funções do organismo. Foto: Harry Thomas Jr./ Webrun

Frutas Secas – São práticas, têm uma validade maior e fornecem mais energia que as frutas frescas. São boas opções para manter o pique durante o trabalho. Compre e deixe sempre em mãos, na gaveta, na pasta do trabalho, na bolsa. Para você comparar: cinco damascos contêm, em média, 75 kcal/ cinco ameixas secas contêm 119 kcal/ três colheres (sopa) de uva passa tem 180 kcal.

Frutas – As frutas são fontes de vitaminas e minerais que ajudam a regular as funções do organismo. Além disso, elas contêm pouquíssima gordura e são pouco calóricas. Para se ter idéia uma banana nanica tem 74 kcal, meio mamão papaia tem 54 kcal, uma pêra tem 78 kcal. São opções fáceis para o lanche.

Iogurte – Existe uma variação enorme de iogurtes nas prateleiras dos supermercados. Um copo de 250ml pode ser uma boa solução para o fim de tarde. Aproveite também aqueles que vêm com uma porção de cereais na tampa. Um iogurte por dia pode melhorar a resposta imunológica do organismo contra doenças e vírus.

Sanduíche – Se o trabalho for até tarde e ainda tiver muito para pensar, vale a pena se organizar para trazer de casa um sanduíche natural com queijo branco, peito de peru, tomate e alface, por exemplo. Comparado a uma fruta, o sanduíche oferece maior número de calorias e seu recheio rico em proteína ativa o raciocínio.

Este texto foi escrito por: Luciana Dias

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Redação Webrun
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