A importância de planejar suas metas e desafios

Um objetivo sem um plano não é nada mais do que um mero desejo. Esse desejo se perde facilmente em nossa rotina atarefada. O querer perder peso, por exemplo, é sempre adiado. Às vezes é até colocado em prática, porém sem nenhum planejamento. A pessoa perde um pouco do peso, mas e depois? Como manter o ritmo e a motivação?

O sucesso do seu programa de corrida, está relacionado de forma direta com a capacidade de planejar e organizar as nossas vidas, profissional e pessoal (se for casado(a) não podemos esquecer que temos mais uma pessoa para dividir, com filhos então a complexidade aumenta). Sim, é um grande comprometimento que dará qualidade de vida à sua rotina.

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Um bom planejamento é aquele que nos mantém motivado a cada etapa. Para isso, não é nada melhor do que estabelecer metas reais e possíveis. Alcançar cada uma delas dentro de um tempo razoável, mantém a chama acessa e a vontade de sempre seguir em frente. Assim, seu planejamento deve abranger todos os momentos de sua vida e deve estar intimamente ligado à sua motivação.

Em um contexto geral, há dois tipos de motivação: a auto-motivação, gerada internamente e deriva de uma série de razões como estar saudável, condicionado e relaxado e a motivação externa, que é influenciada pelos amigos, grupo de treinamento e profissionais da área envolvidos. Dependendo do ambiente externo, podem trazer aspectos negativos ou positivos.

Em meus anos de experiência como treinador, no momento que um corredor iniciante é fisgado, dificilmente abandona o seu programa de corrida. Seja para conseguir caminhar ou correr por 30 minutos, uma prova de 5 km e assim cada pequena meta vai sendo alcançada.

A motivação com a corrida alcança patamares altíssimos. O estado psicológico ideal para quem pratica exercícios físicos, quando acontece, retira da nossa mente qualquer dúvida a respeito do potencial e capacidade em alcançar metas. Gerando assim autoconfiança e segurança. Mas e a vida com a família? E a rotina no escritório?

O foco total nos treinos não é ideal. Esse processo pela busca na qualidade de vida não é somente física. Não se pode cair em uma rotina onde a busca pela perfeição física, torne-se neurótica. O seja perfeito, para os psicólogos, é uma ordem interna que neurotiza nossas ações e isso não é bom.

Por isso, como disse no começo, devemos planejar nossa vida com a família e trabalho também. A rotina de treinos não deve interferir na qualidade de tempo que passamos com nossa esposa, filhos, pais etc. Também não deve interferir na qualidade de trabalho que entregamos no escritório. Pelo contrário, a disciplina com o plano de corrida pode agregar e muito à vida pessoal e profissional.

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Tenha certeza que estar de bem com o corpo, deve influenciar positivamente tanto a qualidade de tempo com a família, como a qualidade do trabalho realizado. O segredo, é estabelecer para si mesmo objetivos específicos e fáceis de cumprir. Grandes metas são boas, mas pode-se obter maior sucesso se seguir a teoria de mini objetivos tanto nos treinos como também na vida em família e no trabalho. Essas metas são mais realistas e mais alcançáveis, desta forma você terá mais chance de continuar trilhando o caminho que levará à realização de um grande objetivo.

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O problema dos objetivos excessivamente ambiciosos, é que eles levam tempo para serem alcançados e algumas pessoas ficam desencorajadas, se não percebem resultados tangíveis nos estágios iniciais. Com relação a vida pessoal, sua meta de atingir determinado objetivo na corrida pode até acabar com o seu casamento ou relacionamento pessoal.

Com a sua vida mais organizada e treinos bem distribuídos durante a semana, você irá influenciar positivamente as pessoas ao seu redor, com qualidade de vida. Correr é muito bom, mas quando vira uma obsessão pode te tornar uma pessoa chata, ou conviver com pessoas que esquecem de outros detalhes importantes da vida.

Pense nisso e bons treinos!

Aulus Sellmer

Aulus Sellmer

Bacharel em Esporte pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFEUSP) com especialização em treinamento desportivo pela USP, marketing esportivo pela UCLA Berkeley EUA e administração esportiva pela FGV-SP. Atualmente é pos graduado no curso MBA Qualidade de Vida em Gestão Corporativa pela Universidade São Camilo; pos graduando no curso Fisiologia aplicada à clínica pela UNIFESP; proprietário da assessoria esportiva 4any1, colaborador da Rádio Eldorado FM 107,3 e revista Contra Relógio.

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