A mulher e a deficiência de ferro no organismo

É comum que nós, mulheres, em alguma fase da vida, tenhamos uma deficiência de ferro (Fe) no organismo. Isso pode acontecer por diversos motivos, entre eles: um ciclo menstrual bastante intenso, uma dieta pobre em alimentos que contenham ferro (feijão, couve, espinafre, brócolis, beterraba, folhas verde escuras em geral), a não ingestão de carne vermelha.

Aqui vão duas dicas interessantes que envolvem a alimentação e a absorção do ferro pelo organismo:

1- Quando ingerir um alimento que contenha ferro procure comer também algum alimento que contenha vitamina C. É que a vitamina C, ingerida na mesma refeição que o ferro, potencializa a absorção do mesmo pelo organismo. Ex: temperar uma salada de folhas verde escura com algumas gotinhas de limão já é o suficiente.

2- Se for comer algum alimento com ferro evite tomar leite e/ou iogurte na mesma refeição. O cálcio (Ca), presente no leite, ao contrário da vitamina C, inibe a absorção do ferro pelo organismo. Ex: um bebê, que ainda mama e está começando a comer, não deve receber comida e logo na seqüência o “peito” ou a mamadeira. O organismo dele não vai absorver o ferro do alimento como deveria, além do que, se este for um hábito constante, este bebê pode vir a desenvolver uma anemia.

E qual a importância do Ferro no treinamento? O ferro participa do processo de produção da hemoglobina. E é a hemoglobina quem transporta o oxigênio (O2) pelo nosso corpo através do sangue. Quando treinamos, o corpo precisa de O2 na musculatura, que está sendo requisitada. Se o ferro está baixo, a hemoglobina está baixa, o transporte de O2 fica comprometido e o rendimento cai. Ou seja, se a sua hemoglobina está baixa, provavelmente seu rendimento também vai cair, além do cansaço, queda na disposição, sonolência.

Por isso é sempre bom ter hábitos saudáveis, como treinar com freqüência, ter uma dieta rica em nutrientes, fazer um check-up anual, evitar o tabagismo, etc. E fique de olho, se perceber que seu rendimento está caindo, converse com seu treinador, um dos motivos pode ser o ferro baixo.

Curiosidade – Você sabia que ao se cortar e acidentalmente sujar a camiseta de sangue e não lavá-la depois de alguns dias, ela vai começar a enferrujar. Como já expliquei antes o sangue contém ferro, responsável pelo processo de enferrujar. Até a próxima!

Este texto foi escrito por: Luciana Dias

Redação Webrun

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