Chega de dizer não ao abacate. Saiba todos seus benefícios!

abacate é um poderoso alimento desintoxicante por possuir glutationa, principal componente para limpeza do fígado. Além disso, é ótimo como anti inflamatório, por ser fonte de beta-sitoesterol e possuir antioxidantes como vitamina A,C, E. “Ou seja, após uma corrida que elevou o nível de estresse oxidativo do corpo, consumir abacate ajuda a combater esses fatores, como dores musculares. Os radicais livres promovem melhora na recuperação”, explica Amanda Maffei, nutricionista da Estima Nutrição.
abacate também ajuda no ganho de massa muscular. “Por ser um alimento gorduroso pode causar diarreia, se comido em excesso, então é sempre bom saber seus limites e não exagerar na fruta. Vale lembrar que a quantidades é totalmente individual”, conta Amanda.
Foto: fudio/Fotolia
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O consumo desta fruta no período da noite pode ser ainda mais benéfico para bons resultados físicos. Ingerir o abacate um pouco antes de dormir intensifica a ação do GH, hormônio do crescimento, que tem o pico de produção nesse horário, tornando assim o corpo mais propício a formar músculos e utilizando a gordura estocada como fonte de energia”.

Seu consumo também é indicado em outros períodos do dia. Ele pode ser incluído no café da manhã, lanche da tarde e até mesmo no jantar. Apesar de não ser costume em nosso país, vale a pena incluir no cardápio o abacate salgado. Ele combina muito bem com peixes e saladas!

Lembrando que o ideal é sempre procurar um nutricionista para que ele possa manipular a sua dieta de modo que ela lhe traga cada vez mais benefícios para a saúde e a performance nos treinos.

Foto: Andrey Starostin/Fotolia
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Os antioxidantes presentes nessa fruta são especialmente benéficos também para atletas, pois ajudam a destruir os radicais livres gerados pelo treinamento intenso. A obtenção de antioxidantes por meio de frutas e vegetais é altamente recomendável, pois fornecem elementos típicos, diferentes daqueles encontrados nos suplementos.

Os resultados do consumo de dietas compostas por abacate aparecem logo. Após o período de uma semana, já ocorrem alterações sensíveis nos indicadores lipídicos do sangue. Além disso, já foi identificado que o consumo do abacate influencia também na glicemia.

Uma receita para o seu pré treino sugerida pela nutricionista é uma vitamina de abacate. Basta bater no liquidificador a fruta, uma banana congelada, duas colheres de cacau em pó até ficar em consistência homogênea. E para um pós treino, um shake de proteína em pó (whey protein ou proteína vegetal) batido com abacate.

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Gabriel Gameiro

Gabriel Gameiro

Estudante de jornalismo, que caiu no mundo dos esportes por acidente e com o tempo aprendeu a amar. Gosta do que faz e apesar de ainda não ser um corredor ama fazer spinning e cobrir corridas.

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