Fiz abdominoplastia, quando posso voltar a praticar exercícios?

A abdominoplastia é uma cirurgia plástica para melhorar o aspecto da região da barriga, remodelando o contorno e diminuindo a flacidez abdominal. O procedimento pode ser feito tanto em homens quanto mulheres e é especialmente indicada para quem perdeu muito peso ou após a gravidez, já que a pele da região pode ficar flácida.

+ Conheça aqui o seu calendário completo de corridas de rua!

abdominoplastia
Logo após a cirurgia existe a necessidade de repouso das atividades físicas e limitação de movimentos bruscos e amplos Foto: Vchalup/Fotolia

O Dr. Luís Felipe Maatz, cirurgião plástico da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, explica o procedimento. “É possível remover a gordura, o excesso de pele localizados na parte inferior do abdômen e as estrias entre o umbigo e a região pubiana. Mexemos também na musculatura abdominal, aproximando novamente os músculos afastados devido à gestação ou fraqueza dos tecidos. Eventualmente, para melhores resultados, é recomendada uma lipoaspiração associada.”

Abdominoplastia e a volta aos treinos

Logo após a cirurgia existe a necessidade de repouso das atividades físicas e limitação de movimentos bruscos e amplos. “É preciso ficar atento na contração abdominal durante as primeiras semanas. A posição na hora de dormir também precisa de cuidados especiais, a melhor forma é colocar um travesseiro abaixo das pernas e as costas mais elevadas. Além disso, evite a exposição solar da área operada por cerca de um mês”.

+ Clique aqui e inscreva-se para uma corrida virtual!

Não há diferenças significativas na recuperação entre homens e mulher, ambos costumam ter o retorno às atividades físicas liberadas três semanas após a cirurgia e após dois meses o paciente pode voltar a correr.

“Qualquer pessoa que tenha boas condições de saúde e esteja com os exames pré-operatórios sem alterações pode ser submetida à cirurgia. Se o paciente possui algum problema, pode ser necessária avaliação médica especializada antes da cirurgia”, alerta o cirurgião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Christina Volpe

Christina Volpe

Comecei como corredora, depois me tornei jornalista e repórter do Webrun. Hoje sou editora e convivo diariamente com o esporte há 3 anos. Meu coração bate mais forte toda vez que um atleta conquista seu objetivo, uma corrida acontece e assisto uma competição emocionante. Sempre estou aprendendo e dando meu melhor.

Ver todos os posts