6 a cada 10 brasileiros estão acima do peso

6 a cada 10 brasileiros estão acima do peso
Foto: Adobe Stock

Segundo os últimos dados divulgados no final do ano passado pelo IBGE, seis em cada dez brasileiros estão acima do peso no país. Ou seja, cerca de 96 milhões de pessoas possuem o resultado de seu IMC para a faixa de sobrepeso ou de obesidade.

Os dados alarmantes abrem também outro alerta: em 10 anos, o maior fator de risco de morte no Brasil mudou de desnutrição para obesidade de acordo com um estudo publicado na revista Lancet também no final de 2019 com números do relatório GBD (Global Burden of Diseases, Injuries, and Risk Factors Study).

 + Siga o Webrun no Instagram!

O cirurgião do aparelho digestivo Dr. Rodrigo Barbosa, especialista no assunto revela quatro importantes pontos que devem ser levados em consideração por quem precisa perder peso, mas ainda encontra dificuldades para começar este processo.

1. Limitação para movimentos e ações simples do dia a dia: Atividades básicas, como subir escadas, abaixar para pegar algo no chão, sentar e se levantar, fazer caminhadas, carregar crianças no colo e até na prática de atividades sexuais podem ser bem mais dificultosas para quem está acima do peso;

2. Aumento de dores nas articulações e na coluna: Pessoas obesas estão mais sujeitas a problemas no joelho e na coluna que, em longo prazo, podem ser irreversíveis;

+ Faça sua inscrição para seu próximo desafio!
+ Participe de um desafio virtual.

3. Problemas psicológicos: A obesidade pode provocar baixa na autoestima e potencializar sentimentos que podem ser descontados na quantidade e na qualidade da comida que se põe no prato;

4. Surgimento de doenças decorrentes do excesso de peso: diabetes , problemas cardíacos, altos níveis de colesterol e triglicéride, hipertensão , câncer, apneia do sono, depressão, problemas ginecológicos, disfunção erétil, entre outras.

Dr. Rodrigo reforça que para reconquistar a saúde e a qualidade de vida é preciso começar pela perda de peso. “Encontrar os problemas e reconhecer as dificuldades para começar a emagrecer é o primeiro passo para corrigir os erros e mudar de vez os hábitos. No final, esse ganho nenhuma balança ou fita métrica são capazes de medir”, finaliza.

Leia também:
– Fortaleça a lombar e melhore a sua performance
– Alimentação pré e pós treino: o que consumir?
– Exercícios para manter o core fortalecido
– 6 dicas para começar adotar hábitos saudáveis
– Má postura no exercício ou no dia a dia? Dor no ombro ao correr? Confira as dicas do ortopedista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts