Adriano Bastos entra em fase final de preparação para Maratona Disney

Redação Webrun | Maratona · 01 dez, 2011

Bastos venceu a Maratona da Disney em sete edições (foto: Divulgação)
Bastos venceu a Maratona da Disney em sete edições (foto: Divulgação)

O corredor Adriano Bastos, heptacampeão da Maratona da Disney, disputará novamente a prova em Orlando (EUA), no dia oito de janeiro. Bastos falhou em sua primeira tentativa de vencer a prova pela oitava vez ao sucumbir ao desgaste físico no começo de 2011, quando finalizou a Maratona em 15º lugar.

“No final de 2010 tive uma lesão séria no músculo abaixo da panturrilha esquerda”, conta o fundista, sobre os problemas físicos que teve em decorrência da participação na Maratona de Curitiba. Além do estiramento na panturrilha, o atleta sofreu uma inflamação no tendão e o período de recuperação para a prova nos Estados Unidos comprometeu seu treinamento.

“Corri sem estar 100%. No dia da Disney ainda tive o azar de acordar muito gripado. Insisti em correr com febre e me arrastei para terminar a prova em 2h45min, fui só para completar”, relembra.

Após o resultado ruim, o maratonista planejou o seu calendário de competições tendo em vista a próxima edição da prova. “Participei de muitas provas, mas bem menos do que no ano passado. Tirei um pouco o pé”, conta, revelando que a estratégia foi tomada para evitar novas lesões.

Em 2011, por exemplo, Bastos largou o hábito que tinha de correr provas noturnas em um sábado e corridas nas manhãs seguintes, de domingo. “Abri mão de corridas como a Fila Night Run para correr nos dias seguintes em provas que me dariam mais base para a Maratona, evitando o desgaste”, afirma.

Assim, Adriano Bastos participou de corridas com distâncias mais longas, como a Maratona de Santa Catarina (em Florianópolis, 02/10) e a Meia Maratona das Pontes (em São Paulo, 25/09) ambas vencidas por ele. Em fase final de preparação para a Disney, o corredor afirma estar bem fisicamente.

“Vou correr só mais duas provas até a Disney, duas corridas de dez quilômetros”, revela o maratonista, referindo-se às etapas finais da Série Delta (04/12) e Circuito das Estações Adidas (18/12), ambas em São Paulo. “Se perceber que as provas estão muito fortes, vou largar mais na boa”, diz.

Concorrência – Bastos vê apenas um corredor capaz de frustrar sua conquista na Flórida, o vencedor da Maratona Disney 2011, Fredison Costa. “Com certeza ele vai me dar trabalho, mas o tempo que ele fez é alto comparando com a minha média. Nas provas que venci, corri em 2h19min, 2h20min. Ele correu em 2h21min”, analisa o fundista.

“Pode ser que surja um adversário que eu não conheça, mas em geral os americanos que costumam correr lá têm um nível fraco”. O corredor lembra ainda que nos dois embates que teve no Brasil com Fredison após a Disney, cada um ganhou uma vez. “Se correr como sempre corro tenho grandes chances de vencer”, conclui.

Este texto foi escrito por: Paulo Gomes

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!