Adriano Sacchetto e Luzia Bello vencem Duathlon do XTerra Estrada Real

Prova foi disputada nas ruas coloniais de Tiradentes (foto: Paulo Gomes/ www.webrun.com.br)
Prova foi disputada nas ruas coloniais de Tiradentes (foto: Paulo Gomes/ www.webrun.com.br)

Luzia Bello sagrou-se campeã antecipada de Triathlon/Duathlon do XTerra Brasil Tour 2011, ao vencer neste sábado (22/10) a nona etapa do circuito, disputada em Tiradentes e São João Del Rei, cidades históricas de Minas Gerais. Sob neblina e temperatura amena, a prova teve largada às 9h. Entre os homens, o ganhador foi o estreante em provas do XTerra Adriano Sacchetto, ao protagonizar uma ultrapassagem no quilômetro final.

Vencedora com o tempo de 3h14min38, Luzia dominou o percurso, liderando de ponta a ponta. “Eu consegui imprimir meu ritmo desde o começo da prova”, conta a triatleta. “Corri os três quilômetros iniciais não muito bem, mas consegui me distanciar um pouco da Isabella Ribeiro na mountain bike e mantive na corrida final”, explica Luzia, sobre o percurso de três quilômetros de corrida, 32 de mountain bike e mais nove de corrida.

A mineira Isabella Ribeiro foi a segunda colocada, com 3h32min30, e elogiou a prova. “Foi muito bacana. Sou supeita pra falar porque sou daqui, mas foi a cara de Minas!”, celebra Isabella, exaltando as subidas e descidas do percurso.

“Tem muito trecho técnico, eu adoro”, fala a atleta, antes de parabenizar Luzia Bello pelo triunfo. “Ela é muito dedicada, esse primeiro lugar foi merecido”, afirma a atleta.

Na categoria masculina, Adriano Sacchetto celebrou bastante sua vitória, em 2h31min31. Estreante em XTerras, o triatleta passou pela transição final em quinto lugar e só conseguiu a liderança no último quilômetro.

“Tentei correr com o Ernani de Souza, que era o único com quem eu já tinha competido. Cheguei junto com ele, mas no single track comecei a ficar para trás e uns quatro me passaram”, explica o vencedor. “Na parte da corrida eu sabia que tinha que dar meu máximo. Logo na subida já peguei dois atletas (Ernane e Gabriel Domeniconi), na descida embalei e passei mais um e só quando faltavam 800 metros é que passei o líder”, narra.

Perguntado sobre as dificuldades da prova, o exultante Adriano sorriu e apenas disse “foi boa demais”. O ganhador ainda prometeu treinar para participar do circuito em 2012.

O segundo colocado, Frederico Zacharias, lamentou a ultrapassagem sofrida nos momentos finais. “Estou com machucado na perna, faz um mês q não corro. Consegui fazer um ‘pedal bom’ e abri bastante. Fiz o q eu pude na corrida, mas não deu. Estava sem treino e no final ele me pegou, não tive como reagir”, diz Frederico, frustrado.

Apesar do revés, o competidor foi outro que elogiou o percurso. “É bem equilibrado. A bike é difícil, mas um difícil ‘bom’”, reconhece. Ernani de Souza, o terceiro colocado, também considerou duro o trecho de mountain bike. “Tive que fazer muita força, senti dor nas costas, um pouco de cãibra. Hoje a bike foi mais difícil”.

Vencedor em 2009 e 2010 da etapa da Estrada Real, Ernani justifica sua dificuldade por problemas com o equipamento. “Já vim apreensivo por conta do cansaço da temporada e porque competi com bike emprestada”, explica.

O atleta vendeu sua bike recentemente e ainda não conseguiu comprar uma nova. “Mas isso não justifica, sei que fiz o meu melhor. Parabéns para o Adriano e para o Frederico”, conclui.

Confira os vencedores do Duathlon do XTerra Estrada Real 2011:

Masculino
1º Adriano Sacchetto 2h31min31
2º Frederico Zacharias 2h32min49
3º Ernani de Souza 2h33min10
4º Rodrigo Altafini – 2h35min15
5º Gabriel Domeniconi – 2h36min15

Feminino
1ª Luzia Bello 3h14min38
2ª Isabella Ribeiro 3h32min30
3ª Marta Pereira de Almeida 3h46min08
4ª Fabiana Duarte e Silva – 3h57min21

Este texto foi escrito por: Paulo Gomes

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts