Advogado vence a Covid-19 e se prepara para seu primeiro Ironman

A pandemia de Covid-19 despertou em muita gente o desejo de cuidar mais da saúde e praticar esportes, no caso do advogado Ricardo Stuber vencer a doença o fez querer mais; ele que já corria agora se prepara para o seu primeiro Ironman em 2022.

A história de Ricardo tem várias nuances, durante a infância e adolescência ele manteve a forma praticando esportes como tênis, futebol, natação e judô. Nunca foi tão magro, nem obeso, mas depois de se formar se tornou sedentário e aos 29 anos estava pesando 106kg. Foi nesse momento que decidiu virar a chave e mudar os hábitos alimentares como meta para os 30 anos.

O advogado perdeu em um ano cerca de 40 kg e começou a correr, com orientação médica, nutricional e de um treinador – Ricardo é aluno da Care Club, que oferece uma equipe multidisciplinar para cuidar de pessoas, desde atletas de alta performance a amadores que buscam o bem-estar.

+ Siga o Webrun no Instagram!

Advogado vence a Covid-19 e se prepara para seu primeiro Ironman

Em 2017 ele correu uma prova de 10 km em 46min28seg. Já em 2019, ampliou as distâncias e correu 42 km abaixo de 3 horas (2h56min) na Maratona de Berlim. Os planos para 2020 eram ousados – fazer o Meio Ironman em Florianópolis, em abril, e a Maratona de Nova York, em novembro, mas veio a pandemia de coronavírus e o planejamento não pôde sair como esperado.

No início da pandemia, Ricardo treinou intensamente dentro de casa, bicicleta no rolo, e até alugou uma esteira que colocou na sala – retirando a mesa de centro. Comprou elásticos e outras ferramentas para fazer exercícios de
fortalecimento, instalou uma mini academia com orientações de seu treinador.

Quando os treinos nos parques foram liberados, ele começou a correr na rua usando máscara, até que percebeu que havia perdido massa muscular e retomou o fortalecimento na Care Club, complementando seus treinos com natação e bike. Ao longo do período se inscreveu em desafios virtuais como 45 km na esteira da Meia Comrades e a Maratona de Nova York.

Na primeira semana de dezembro competiu em uma prova de ciclismo em Campos de Jordão e depois iria para Santos, para o Troféu Brasil de Triathlon, mas uma semana depois da competição em Campos, Ricardo apresentou forte dor de cabeça e febre. Resolveu fazer um teste de farmácia, deu positivo para Covid-19.

Orientado pelo médico, foi ao hospital para fazer um novo exame e iniciar o tratamento adequadamente. O resultado foi confirmado. Não precisou ser internado, mas ficou completamente fora de combate, “como se tivesse corrido três maratonas seguidas”. Além da dor de cabeça dilacerante, cansaço e febre, teve mal-estar generalizado, perdeu o olfato, teve dificuldade para falar e respirar.

Recuperado de Covid-19, Ricardo voltou aos treinos após a virada de ano. “Fui voltando aos poucos, com paciência e cuidado para não lesionar, fiz todo o acompanhamento na Care Club, o que me ajudou muito nessa volta”, conta.

Ele vai completar 40 anos no dia 22 de maio de 2022 e a próxima meta é: estar nos 40 anos bem melhor do que nos 30. Atrás desse objetivo ele está inscrito para seu primeiro Ironman, previsto para maio do ano que vem, em
Florianópolis. A preparação está sendo feita com acompanhamento da equipe médica e de fisioterapeutas da Care Club, liderada pelo médico do esporte Gustavo Magliocca, da nutricionista Julia Engel, do treinador da MPR, Fábio Rosa e dopersonal trainer Leonardo Prieto, que já me acompanha Ricardo na Care Club há 5 anos.

Com foco no Ironman a rotina ficou mais puxada, Ricardo acorda às 4h para treinar na parte da manhã e também incluiu outras atividades na hora do almoço. Para ele, ser saudável e estar em ótima forma física o ajudou a
enfrentar o vírus. “No total foram 45 parado e a volta foi bem conservadora, após um check-up completo, inclusive cardiológico na Care Club, voltei a pedalar e correr leve e segui aumentando a intensidade, com paciência o
ritmo foi voltando após a Covid-19”, diz.

Advogado vence a Covid-19 e se prepara para seu primeiro Ironman
Diretor da Care Club e o advogado Ricardo Stuber

+ Participe de uma corrida virtual, escolha sua prova!
+ Escolha seu próximo desafio na corrida!

Confira 3 dicas do Dr. Gustavo Magliocca, graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP e em Medicina do Exercício e do Esporte pelo Hospital das Clínicas da FMUSP e sócio fundador da Care Club, para retornar com segurança à prática esportiva após a Covid-19:

Dica 1

Não volte com tudo, o retorno deve ser de forma gradual sempre, isso tem que ser obedecido. Respeite ainda a transmissibilidade da Covid, independentemente se você está vacinado ou não.

Dica 2
Segurança antes de tudo. Faça os exames de rastreamento de complicações inerentes à infecção, aí sim você poderá progredir de forma gradual e poderá estimular seu corpo até o condicionamento anterior à doença.

Dica 3

Tenha cuidado com aglomerações e treinos, onde as pessoas não estejam respeitando o distanciamento, por mais que você esteja de máscara.

Leia também:

– Fortaleça a lombar e melhore a sua performance
– Alimentação pré e pós treino: o que consumir?

– Exercícios para manter o core fortalecido
– 6 dicas para começar adotar hábitos saudáveis 
– Má postura no exercício ou no dia a dia? Dor no ombro ao correr? Confira as dicas do ortopedista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts