Africanos dominam 10 Km Tribuna FM domingo

No próximo domingo acontecerá em Santos, litoral paulista, a 23ª edição dos 10 km Tribuna FM, prova que este ano contará com a presença de 14 mil inscritos, sendo 13 atletas vindos da África, conhecida mundialmente pelos seus bons corredores. Alguns chegam para disputar a ponta e tentar bater o recorde do percurso, estabelecido por Vanderlei Cordeiro de Lima, em 1997, com 28min01.

Willy Kangoro Kimutai, 28 anos, ostenta 27min27 como sua melhor marca nos 10 quilômetros, feita em Tóquio; Joshua Kiprugut Kemei, 24 anos, tem 27min48, obtidos nos 10 KM da Califórnia (EUA). Entre as mulheres, a extrovertida Anne Bererwe, 25 anos, retorna à prova, já que em 2006 foi a sétima colocada, com 34min06. Naquele mesmo ano, foi a vice no Desafio da Mata Atlântica, numa disputa contra Marizete Rezende. Nesta temporada, venceu e bateu o recorde da Meia da Corpore, em São Paulo, com 1h13min51.

Ainda entre os quenianos, merecem destaque Kenneth Kimaru Tum, Pius Nmangat Wepoghe, Mutai Kipkemei, Kiprop Mutai, Kipkoech Mutai e Richard Mutai, além de Joseph Kibiwott Ngetich e Eligy Kiprotich Tum. Na disputa feminina também estarão Elisha Tanui e Salina Jebet.

A “invasão” queniana é tão forte, que hoje vários treinadores cuidam destes atletas no Brasil. Nos 22 anos de prova, os corredores africanos faturaram sete títulos. Foram cinco vitórias no masculino, três delas com o angolano João N’Tyamba, em 2000, 2001 e 2002. Já em 2004, Benson Cherono foi o mais rápido e no ano passado, Lawrence Kiprotich ficou a cinco segundos do recorde da disputa.

Entre as mulheres, vitórias de Leah Kiprono, em 2001, e Margaret Karie, em 2005. Já na edição passada, Genoveva Kingen foi a vice, após uma disputa acirrada com a tetracampeã, Ednalva Laureano, a Pretinha.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts