Agência Mundial Antidoping anuncia novo código

A Agência Mundial Antidoping (Wada) publicou em seu site oficial o novo código Mundial Antidoping, aprovado na conferência da entidade realizada em novembro do ano passado. Esta atualização entra em vigor a partir de primeiro de janeiro de 2009, em substituição à edição atual, que data de primeiro de janeiro de 2004.

O Código é a ferramenta que harmoniza as políticas antidoping, as regras e regulamentações envolvendo os esportes em geral, tanto em relação às organizações, quanto em relação às autoridades. O objetivo é que todo atleta se beneficie dos mesmos procedimentos e proteções, não importando o esporte, a nacionalidade, ou o país onde seja realizado o teste.

A edição atual é fruto de 18 meses de discussões e três fases de processo, até que fosse aprovado pela bancada executiva da Agência. Diversas mudanças foram feitas, mas os princípios e elementos básicos da edição anterior foram mantidos.

Confira a seguir algumas modificações.

  • Aumento das sanções nos casos de doping envolvendo situações agravantes, como fazer parte de um esquema de doping, usar múltiplas substâncias proibidas ou fazer uso de uma substância múltiplas vezes, entre outros casos. Anteriormente, a punição de quatro anos sem poder competir, devido à uma ofensa grave de doping, só era dada em casos de tráfico ou administração de uma substância proibida, mas agora poderá ser aplicada em outros casos.

  • Maior Flexibilidade. Sanções menores poderão ser aplicadas a atletas que comprovarem que não fizeram uso de determinada substância proibida para aumentar a performance.

  • Mais rapidez em administrar casos de doping. O novo Código acelera o processo de administração de um caso de doping e reduz o tempo entre a análise da Amostra A e da Amostra B, por exemplo.

    Diversas outras implementações foram feitas e o Código completo pode ser acessado através do site da Agência Mundial Antidoping, o www.wada-ama.org, inclusive na versão em português. Vale lembrar que a lista de substâncias proibidas não foi alterada, já que é um documento à parte, que recebe atualização anual por parte da Wada.

    Este texto foi escrito por: Webrun

  • Redação Webrun

    Redação Webrun

    Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

    Ver todos os posts