Água durante a corrida: beber ou não?

Muita gente tem dúvidas sobre beber ou não água durante a corrida e os treinamentos, a questão é de fato bastante polêmica, alguns dizem que sim, outros defendem que apenas quando se sente sede. Apesar de variar muito do organismo de cada um, todos sabem que é fundamental ingerir água, a questão é: será que durante a prática de exercícios físicos isso muda? O Webrun consultou o fisiologista esportivo, Gerson Leite, para tirar essas dúvidas.

Água durante a corrida: beber ou não?
Você costuma beber água durante a corrida ou não?/ Foto: Adobe Stock

Qual a importância de estar sempre hidratado?

“Beber água é essencial, porque além da sede em si, envolve diversos outros fatores, como a densidade do sangue – quanto mais hidratado menos grosso e mais fácil à circulação. Quando a pessoa está desidratada durante um exercício ela fica com uma pressão arterial maior, o que exige mais do coração e dificulta a oxigenação dos músculos.

Outro ponto importante em beber água é manter o processo de perda de calor ativo, isso só ocorre quando a pessoa mantém-se hidratada para que haja produção de suor adequadamente, mantenha o rendimento, e principalmente, a regulação da temperatura corpórea durante o exercício”.

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Beber água só quando sente sede?

“A questão de quando ingerir água é um pouco polêmica, vem sendo discutida nos últimos 15 anos, pelo menos, existem duas posições científicas diferentes: um lado fala que a pessoa só deve beber água quando ela tem sede. O outro, que é o que eu concordo mais, sugere que a pessoa beba água a cada 20,30 minutos de exercício (ou 5 km de corrida), pois a sede já deve ser considerada um caso extremo de falta de desidratação, quando o corpo já não aguenta”.

Qual a quantidade ideal?

“Acredito que o melhor é que as pessoas ingiram entre 200 a 300 ml de água a cada 25 minutos, mais ou menos, de exercício. Se a pessoa fizer um treino de meia hora, por exemplo, e ela já se hidratou pré exercício, durante o treino não precisa. Agora em treinos mais longos é importante que beba água durante, sim”.

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Água demais faz mal?

“Beber água demais pode prejudicar a performance devido a distúrbios gastrointestinais. Algumas pessoas que bebem água demais chegam a parar para vomitar água ou ficam com vontade de ir ao banheiro o tempo todo e em casos mais graves pode entrar até entrar em estado de hiponatremia, que é um estado fisiológico. Quando o sódio do corpo está muito dissolvido devido ao excesso de água no sangue, isso prejudica o funcionamento das células, pode causar desde perda de performance, até mesmo perda de consciência”.

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Carolina Abrantes

Carolina Abrantes

Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.

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