• Alimentação - Alimentação saudável: conheça dicas para emagrecer com saúde

Alimentação saudável: conheça dicas para emagrecer com saúde

Segundo uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, mais da metade da população brasileira está acima do peso. O dado chama atenção para a necessidade de uma alimentação saudável como aliada na prevenção de doenças e promotora de boa qualidade de vida.

+ Confira aqui o seu calendário completo de corridas de rua!

A mudança no padrão alimentar da população nos últimos anos pode explicar esse cenário. “Alimentos in natura perderam espaço para alimentos processados e ultra processados, ricos em sal, açúcar, gorduras e aditivos químicos e pobres em nutrientes essenciais”, alerta o nutrólogo do Hospital Anchieta, Dr. Rafael Leal.

Segundo o especialista, a maior parcela da nossa alimentação deve ser proveniente desse grupo de alimentos que não sofrem nenhum processamento ou então sejam minimamente processados, como por exemplo, frutas, legumes, hortaliças, ovos, carnes, leite, grãos, castanhas, entre outros.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que sejam consumidas cinco porções diárias de frutas e hortaliças pelo menos cinco vezes por semana. É importante ressaltar que o cultivo desse hábito deve começar ainda na infância, para que seja algo natural e inserido desde cedo na rotina do indivíduo.

Alimentação saudável: conheça dicas para emagrecer com saúde

Foto: Adobe Stock

Adotar hábitos mais saudáveis e fazer escolhas mais conscientes nem sempre é uma tarefa fácil. “O sucesso desse processo envolve vários fatores, como a força de vontade, a organização, a disciplina, entre outros. A mudança vem de dentro e o conselho é que seja gradual, um dia de cada vez, até se tornar algo natural para a pessoa”, indica o especialista.

Os impactos na saúde

A má alimentação traz consequências diretas para a saúde. A falta de cuidado na hora de escolher quais alimentos ingerir pode levar ao desenvolvimento de uma série de doenças, tais como gastrite, hipertensão arterial, obesidade, além de diminuir a disposição para as tarefas do dia a dia.

+ Conheça o Circuito Rei e Rainha do Mar 2019!

Dicas para uma alimentação saudável

– Tenha sempre frutas e hortaliças na sua alimentação, elas são fonte de vitaminas, fibras e minerais;
– Limite o consumo de produtos industrializados e processados, que possuem baixo valor nutricional, além de excesso de sódio, açúcar e gorduras;
– Estabeleça horários para as refeições e coma com calma, isso ajuda o organismo a estabelecer um ritmo e processar os alimentos;
– Alie à boa alimentação a prática regular de atividades físicas;
– Mantenha uma dieta variada e completa para repor todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo;
– Cozinhe seu próprio alimento sempre que possível;
– Procure a ajude de um especialista para auxiliar com o plano alimentar.

*Fonte: Dr. Rafael Leal, nutrólogo do Hospital Anchieta.

Comentários

Tags:, , , , ,
Redação Webrun
Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade