Alimentos integrais: entenda seus benefícios e por que consumi-los

Os alimentos integrais são fontes de diversos nutrientes, tais como, a vitamina E, vitaminas do complexo B e minerais: como o selênio, zinco, cobre, ferro, magnésio e fósforo. Por ser rico em fibras, o alimento integral limpa o organismo e ajuda a retirar a gordura, açúcares e toxinas do corpo. Esses mantimentos podem ser incluídos diariamente na dieta ao optar pelo consumo de arroz integral, granola e outros grãos integrais, a exemplo da aveia.

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Alimentos integrais: entenda seus benefícios e por que consumi-los
Foto: Adobe Stock

De acordo Cristiane Botelho, nutricionista da Clínica-Escola de Nutrição da Universidade UNG, os alimentos integrais possuem uma grande quantidade de fibras, que absorvem água formando uma espécie de gel no estômago, ficando lá por mais tempo, causando a sensação de saciedade, ou seja, “matam a fome” por mais tempo.

Os benefícios dos alimentos integrais

“O consumo do integral faz com que a pessoa sinta menos fome e isso pode ajudar com que o consumo de outros alimentos seja menor. O processo de mastigação ajuda também ajuda a ativar a sensação de saciedade”, explica Cristiane, que ressalta. “Para quebrar a fibra do alimento é necessário mastigá-lo mais vezes, facilitando a digestão e maior aproveitamento dos nutrientes”, complementa.

Em relação às questões calóricas, os alimentos integrais e os refinados possuem quase o mesmo valor energético. A grande diferença está na composição nutricional entre eles. Os integrais, por não passarem pelo processo de refinamento, mantem suas características originais, preservando sua propriedade nutricional. Enquanto os refinados perdem, durante o processo industrial, boa parte dos nutrientes e fibras que possuem. Contudo, é essencial a ingestão de água, para evitar problemas de constipação.

Os alimentos integrais, também, ajudam no tratamento ou prevenção de doenças, pois preservam os minerais e vitaminas em sua composição. Pela riqueza em fibras, contribuem para melhorar o bom funcionamento do intestino e do organismo como um todo. O consumo e é aconselhável como preventivo para muitas doenças e para a manutenção da saúde de diversos órgãos do corpo.

Os níveis de açúcares no corpo também são equilibrados, pois a liberação da glicose se torna mais lenta e constante, beneficiando especialmente os portadores de diabetes. Além disso, por serem ricos em fibras, limpam o organismo, ajudando a retirar a gordura, os açúcares e as substâncias toxicas presentes no corpo e ajudam a baixar os níveis de LDL, também conhecido como colesterol ruim, o que previne doenças cardiovasculares.

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Redação Webrun

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