• Nutrição - Os alimentos ricos em fibras e os benefícios para a saúde

Os alimentos ricos em fibras e os benefícios para a saúde

Os alimentos ricos em fibras alimentares, em tese, são os alimentos que contém as partes comestíveis de plantas ou carboidratos análogos – resistentes à digestão e absorção no intestino delgado, e com fermentação completa ou parcial no intestino grosso. Elas auxiliam no aumento da quantidade do bolo fecal, reduzem o tempo de trânsito intestinal e retardam a absorção de glicose.

De forma simplificada, as fibras são as partes do alimento que o sistema digestivo demora mais para realizar a digestão, dando maior sensação de saciedade. A nutricionista Karina Hatano comenta que as fibras não possuem apenas essa função no organismo, mas também causam benefícios para a saúde e auxiliam no controle de doenças crônicas.

+ Já sabe qual vai ser a sua próxima prova? Confira!

“O consumo adequado de fibras na dieta usual reduz o risco de desenvolvimento de algumas doenças crônicas como: doença arterial coronariana , acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão arterial, diabetes melito e algumas desordens gastrointestinais”, comenta.

No intestino grosso, as fibras sofrem um processo de fermentação pelas bactérias intestinais, processo que produz ácidos graxos de cadeia curta. Tais ácidos são responsáveis por regular diversas funções do organismo.

“Além disso, o aumento na ingestão de fibras melhora os níveis dos lipídeos séricos, reduz os níveis de pressão arterial, melhora o controle da glicemia em pacientes com diabetes melito, auxilia na redução do peso corporal e ainda atua na melhora do sistema imunológico”, completa Karina.

Os alimentos ricos em fibras

Com tantas funções importantes e dando tantos benefícios para a saúde, as fibras podem ser encontradas em alguns alimentos, principalmente nos de origem vegetal, como:

– Frutas;
– Verduras;
– Aveia;
– Feijão;
– Lentilha;
– Soja;
– Grão de bico;
– Cereais integrais (ex: pão integral e arroz integral).

Karina informa que existe uma quantidade adequada de fibras a serem consumidas diariamente – de 30 a 35 gramas por dia. “As recomendações atuais de ingestão de fibra alimentar na dieta variam de acordo com a idade, o sexo e o consumo energético, sendo a recomendação adequada em torno de 14 g de fibra para cada 1.000 kcal ingeridas”, comenta.

Os alimentos ricos em fibras e os benefícios para a saúde

Os cookies integrais podem ser uma alternativa de alimentos ricos em fibras saudáveis e saborosos. Foto: Unsplash/ amirali mirhashemian

+ Inscreva-se para a Maratona Internacional de Floripa aqui!

Fonte: Dra. Karina Hatano, especialista em Medicina Esportiva e Nutrologia Esportiva do Instituto Cohen.

Comentários

Tags:, , , , , ,
Leonardo Boscolo
Sou um apaixonado por esportes e aspirante a corredor. Um jornalista que vê na corrida um mundo de objetivos a serem alcançados, realizações pessoais e a oportunidade de se tornar cada dia uma pessoa melhor.
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade