Alison dos Santos corre bem e vai às semifinais dos Jogos de Tóquio

Alison dos Santos corre bem e vai às semifinais dos Jogos de Tóquio
Alison dos Santos, 400 m com barreiras (Foto: Wagner Carmo/ CBAt)

Alison dos Santos estreou muito bem nas eliminatórias dos 400 m com barreiras nos Jogos de Tóquio, no Estádio Olímpico do Japão, na noite desta quinta-feira (29/7) no horário de Brasília. O recordista sul-americano teve uma atuação tranquila, completando a primeira série da prova em segundo lugar, com 48.42, apenas 4 centésimos atrás do catari Abderrahman Samba, medalha de bronze no Mundial de Doha-2019.

Com a colocação, o atleta paulista, de apenas 21 anos, classificou-se para as semifinais da prova, marcadas para domingo (1/8), a partir das 9:05 de Brasília. Ele mostrou muita tranquilidade na estreia de sua primeira Olimpíada. “Passei bem. Tentei ser rápido e eficiente, aproveitando que não está muito quente”, disse Alison, que mostrou desconcentração no aquecimento e após a prova ao fazer passos de funk.

Alison dos Santos corre bem e vai às semifinais dos Jogos de Tóquio
Foto: Wagner Carmo/CBAt

+ Siga o Webrun no Instagram!

A expectativa do brasileiro é de uma prova mais forte ainda pela briga por uma vaga na final. “Está todo mundo bem treinado e bem preparado para os Jogos. Acho que as condições estão perfeitas para a quebra de recordes”, comentou o atleta, terceiro colocado no Ranking Mundial de 2021, com 47.34.

Ele terminou a fase eliminatória com o segundo lugar na classificação geral. O norte-americano Rai Benjamin e o norueguês Karsten Warholm venceram suas séries, com os tempos de 48.60 e 48.65, respectivamente.

Já o carioca Marcio Teles não avançou na competição. Ele ficou em sexto lugar na terceira série, com 49.70, seu melhor resultado nesta temporada. “Fiz a primeira parte da corrida boa, mas não dei sequência, acabei ficando um pouco para trás. Passamos dois anos difíceis, com dificuldades para treinar e tendo de fazer muitas adaptações”, lembrou o atleta de 27 anos.

Nos 100 m, Rosangela Santos não passou para as semifinais. Recordista sul-americana, Rosangela ficou em quinto lugar na série 1, com 11.33 (0.1). “Não fiz a prova que queria. Tive uma saída muito ruim. Faltou uma reação melhor na largada”, disse a velocista. “Agora é focar tudo no revezamento 4×100 m. Vamos tentar fazer a melhor prova possível. Minha missão ainda não acabou.”

Rosangela Santos, 100 m (Foto: Wagner Carmo/ CBAt)

Nas eliminatórias dos 3.000 m com obstáculos, que terá a final às 9:15 de segunda-feira (2/8), Altobeli Santos da Silva terminou em nono lugar na terceira série, com 8:29.17, e em 27º no geral entre os 44 participantes. O etíope Lamecha Girwa obteve a melhor marca do dia, com 8:09.83.

O corredor paulista, de 30 anos, ficou decepcionado com a atuação. “Estou me sentindo muito mal, chateado, com vontade de chorar. Só eu sei o quanto eu treinei, me dediquei, me abdiquei de tantas coisas. Não sei o que aconteceu, travei as pernas. Eu merecia um resultado melhor”, disse Altobeli, campeão dos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019, que tem 8:26.04 como melhor resultado de 2021.

No salto em altura, Fernando Ferreira e Thiago Júlio Moura não passaram pela qualificação. Os dois terminaram na 21ª colocação na classificação geral, com 2,21 m. Treze atletas que ultrapassaram 2,28 m fazem a final a partir das 7:10 de domingo (1/8).

+ Faça sua inscrição para sua próxima corrida aqui!
+ Participe de um desafio virtual.

Na manhã desta sexta-feira (30/7) estão previstas as disputas da qualificação do salto triplo, com Nubia Soares, a partir das 7:05, do arremesso do peso, com Geisa Arcanjo, às 7:25, e a eliminatória do revezamento 4×400 m misto, com Pedro Burmann, Tiffani Marinho, Tabata Carvalho e Anderson Henriques, pela ordem – todos horários de Brasília.

Já na noite desta sexta-feira 10 brasileiros têm participação prevista no Estádio Olímpico de Tóquio. Andressa Oliveira de Morais, Fernanda Borges e Izabela Rodrigues disputam a qualificação do lançamento do disco, a partir das 21:30; Augusto Dutra e Thiago Braz buscam vaga para a final do salto com vara, a partir das 21:40; Thiago André disputa a eliminatória dos 800 m, às 21:50; Ketiley Batista participa das eliminatórias dos 100 m com barreiras, às 22:55; Felipe Bardi, Paulo André de Oliveira e Rodrigo Nascimento disputam a primeira fase dos 100 m.

Mais informações sobre o atletismo no Japão, como perfis dos atletas e programa horário CLIQUE AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts