Ansiedade e alimentação: entenda a relação entre elas

O Brasil é o país com maior taxa de pessoas com transtorno de ansiedade no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ao menos 18,6 milhões de brasileiros, cerca de 9% da população, sofrem de algum transtorno de ansiedade. Além disso, nos últimos dez anos, o índice de obesidade entre os brasileiros aumentou 60%, segundo a pesquisa Vigitel, feita pelo Ministério da Saúde. O problema atinge tanto homens quanto mulheres e é mais frequente a partir dos 25 anos. Dessa forma, não é difícil imaginar que a ansiedade e alimentação estão interligadas. Você se considera uma pessoa ansiosa? Já parou para pensar o quanto este sentimento pode estar prejudicando seu processo de emagrecimento?

+ Não perca nenhuma! Conheça aqui como participar de uma corrida virtual!

Ansiedade e alimentação: entenda a relação entre elas
Foto: Adobe Stock

Ansiedade e alimentação: a relação

Segundo Dr. Paulo Lessa, médico e proprietário do Instituto Lessa, a ansiedade provoca alterações na sua produção hormonal, afetando drasticamente o processo de emagrecimento. “Se você vive ansioso, seu organismo produz uma quantidade elevada de Cortisol, hormônio que, em excesso, impede o emagrecimento”, explica.

Em alguns casos, a ansiedade também pode influenciar no seu sono, o que é possível trazer uma queda aos níveis de Serotonina, hormônio responsável pelo bom humor e bem estar e altera os níveis de Leptina, hormônio que ajuda na saciedade. “Quando esses dois hormônios estão baixos, pode aumentar as chances de uma possível compulsão alimentar, o que pode acarretar a obesidade”, revela o médico.

+ Se calendário completo de corridas de rua está aqui!

Vale lembrar que disbiose intestinal, deficiências de certos nutrientes e algumas outras alterações hormonais podem levar a uma ansiedade exarcebada e consequentemente a uma queda do metabolismo, dificultando com isso a perda de peso. “Procure um médico que entenda do assunto e que tenha uma equipe multidisciplinar para poder te ajudar da melhor forma possível”, finaliza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts