Aproveite o início de 2006 para fazer um check-up

Os médicos e os próprios treinadores recomendam os atletas, mesmo os amadores, a fazerem um check-up médico antes de iniciar uma atividade física. Além disso, eles aconselham refazer esses exames pelo menos uma vez por ano e isso não é exagero. Nesse ano no Brasil um triathleta de elite morreu durante um treino de corrida. Ele não fazia exames há três anos.

Segundo especialistas, pelo menos dois exames médicos devem ser feitos periodicamente, o hemograma completo e o teste ergométrico. Através desses exames é possível verificar se o atleta está em condições de fazer alguma atividade física ou não.

O cardiologista Dr. Nabil Ghorayeb ainda alerta que o exame médico, como o teste ergométrico, deve ser feito por especialista. “Exigir por ser de direito, que os exames de teste ergométrico e ecocardiograma sejam realizados por cardiologista habilitado no exame. Em algumas clínicas quem faz o exame é uma atendente ou “técnica” o que é totalmente irregular. A Sociedade Brasileira de Cardiologia emite certificado de habilitação médica em ecocardiograma e teste ergométrico”, avisa Ghorayeb.

Para não ter um mal súbito durante a corrida aproveite o início de 2006 e faça um check-up médico. Clique aqui e conheça alguns especialistas da medicina esportiva.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts