Ascenço chega perto, mas o argentino Ezequiel Morales vence Ironman

Redação Webrun | Triathlon · 27 maio, 2012

A largada aconteceu às 7h na Praia de Jurer6e Internacional (foto: Alexandre Koda/www.webrun.com.br)
A largada aconteceu às 7h na Praia de Jurer6e Internacional (foto: Alexandre Koda/www.webrun.com.br)

Uma competição eletrizante. Assim pode ser caracterizada a disputa que consagrou o argentino Ezequiel Morales como o campeão do Ironman Brasil 2012. A largada aconteceu pontualmente às 7h de hoje (27/05), na Praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis.

Depois de nadar 3,8 quilômetros, Morales manteve-se no segundo pelotão durante o ciclismo, enquanto os brasileiros Igor Amorelli e Santiago Ascenço disputavam a liderança. Ascenço foi o primeiro durante grande parte do percurso e completou os 180 quilômetros em incríveis 4h26min51.

Na transição, Santiago saiu forte para os 42 quilômetros de corrida e abriu grande vantagem em relação aos demais competidores durante todo o tempo. No entanto, faltando poucos metros para a chegada, Ezequiel Morales apertou o passo e ultrapassou o brasileiro surpreendendo a todos na reta final. Com a vantagem, o argentino completou a prova em 8h22min40.

“Fiz uma prova forte no começo e sabia que iria pagar caro por isso. No final, a minha vontade era de caminhar, mas fui lutando contra isso aos poucos”, explica Santiago, segundo colocado, com 8h25min33.

Outros dois brasileiros despontaram entre os cinco melhores da disputa. Igor Amorelli competiu seu primeiro Ironman e já garantiu a terceira colocação, com 8h27min58, seguido por Guilherme Manocchio, que completou em 8h29min37. O quinto melhor atleta foi o argentino Lucas Cocha, com a marca de 8h30min32.

“Foi uma prova dura, principalmente por conta do calor que enfrentamos. A natação foi boa, mas com o mar calmo e a largada dentro da água ajudou muito a não ficarmos embolados com os amadores”, conta Cocha.

O que complicou o triatleta Guilherme Manocchio foi o pedal. “Até o quilômetro 100 eu estava bem, mas depois comecei a sentir cansaço. De qualquer forma, estou feliz em pegar um top cinco nesta prova”, analisa.

Emoção– Para o grande vencedor do dia, a diferença foi acreditar em seu potencial. “Quando eu fui entregar a bicicleta e vi que o Santiago estava quase dez, 11 minutos na minha frente, eu achava que iria brigar apenas pela segunda colocação. Fui trabalhando devagar até o momento que passei o Igor e acreditei na minha capacidade e experiência”.

Com a diferença diminuindo cada vez mais entre os dois primeiro atletas, Ezequiel tomou fôlego e garantiu a energia para ultrapassar o brasileiro. “Quando vi que o Santiago estava a três minutos pensei: é agora. Hoje é meu dia”, comemora.

O argentino radicado em Niterói (RJ) vibrou muito, se jogou no chão em prantos e foi recebido com beijos pela esposa, a também triatleta Soledad Omar. Depois, voltou para os metros finais da prova, em meio às arquibancadas, para agradecer o carinho do público brasileiro.

Este texto foi escrito por: Fabiana Coletta

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!