• Caminhada - Aterro do Flamengo

Aterro do Flamengo

Aterro do Flamengo (foto:  )
Aterro do Flamengo (foto: )

Também conhecido como Parque Eduardo Gomes, o aterro possui um milhão e 200 mil metros quadrados de área verde à beira mar e se estende do aeroporto Santos Dummont até a Enseada do Botafogo. Em 1951 a idéia original era ampliar o bairro do Flamengo, construindo pistas de alta velocidade para desafogar o trânsito do corredor central para a Zona Sul.

Porém, com a interferência da socialite Lota Macedo Soares, que era muito influente entre os políticos, o projeto original foi modificado e o aterro se transformou em um parque. É nessa região que acontecem grande parte das corridas de rua do Rio de Janeiro, como por exemplo a Corrida de São Sebastião.

Aos domingos e feriados, as pistas de trafego são fechadas ao trânsito transformando o Aterro em uma imensa área de lazer. Nestas ocasiões, dependendo do horário, você terá dificuldade em fazer um treino de ciclismo, mas para passear de bicicleta, skate ou patins é um excelente local.

Informações Úteis

Endereço Avenida Infante Dom Henrique
Estado Rio de Janeiro
Cidade Rio de Janeiro
Telefone para contato (21) 2285-7029
Horário de Funcionamento Livre
Entrada Grátis Sim
Estacionamento Sim. É possível estacionar ao lado do monumento Estácio de Sá, na Marina da Glória ou ao lado do MAM. Todos esses locais cobram um preço fixo. Também é possível estacionar gratuitamente junto aos prédios ou ruas adjacentes, mas dependendo do horário você pode ter dificuldades para parar o carro.
Sanitários Sim. Porém, os sanitários públicos são poucos, sendo preferível procurar um bar ou restaurante.
Bebedouros Não. Porém, existem muitos vendedores de coco, água mineral e refrigerantes.
Guarda Volume Não
Permitido a entrada de ciclistas Sim. O local conta com uma ciclovia de 8,5km de extensão que abriga a Volta do Rio de ciclismo, prova da América Latina que mais conta pontos para a União Ciclística Internacional.
Espaço para crianças Sim. O Aterro oferece playground com diversos brinquedos como balanço, casinha e escorregador, além de um teatro de fantoches.
Vestiário Não
Equipamentos para o auxílio de exercícios físicos Sim. Ao longo do Aterro existem diversos aparelhos.
Possibilidade para cadeirantes treinarem Sim
Segurança Sim. A segurança é boa na área de lazer aos fins de semana, mas razoável no dias de semana.

Percursos de corrida

  • MAM até o Obelisco (Monumento a Estácio de Sá, fundador da cidade): Esse percurso é totalmente fechado ao trânsito todos os dias da semana e se localiza próximo ao mar em uma “ciclovia”, que na realidade era um caminho por onde um “bondinho” fazia um belo passeio. São 7,6 quilômetros (ida e volta) com marcação de 500 em 500 metros.

  • Avenida: nos dias em que o aterro fica fechado para o trânsito, é possível treinar no asfalto da avenida ou na grama, em um percurso de sete quilômetros (ida e volta). Existem várias marcações de corridas, mas quase todas com o inconveniente de ser apenas a cada 1000 metros.

    Dicas:

  • Aos fins de semana, quando o Aterro vira um local de lazer, dependendo do horário você terá dificuldade em fazer um treino de ciclismo, mas para passear de bicicleta, skate ou patins é excelente.

  • Aos fins de semana é possível alugar bicicletas

    As informações para a elaboração do guia do Aterro do Flamengo foram obtidas com a ajuda do professor Antônio Carlos, que ministra treinos no local.

    Antônio Carlos Ferreira é treinador de corrida e responsável técnico pelo Clube de Corrida Mitokondria, www.mitokondria.cjb.net. Ele ministra treinos no Rio de Janeiro, atua como personal trainner e fotógrafo. Contato: professorantoniocarlos@yahoo.com.br

    Este texto foi escrito por: Alexandre Koda

    Comentários

  • Tags:
    Redação Webrun
    Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!
    Publicidade

    Calculadoras Webrun

    Publicidade