• Performance - Atividades do cotidiano: como podem melhorar a performance na corrida

Atividades do cotidiano: como podem melhorar a performance na corrida

Uma rotina corrida, tempo apertado, diversos são os motivos para deixar de treinar e ir para a academia. Para tentar substituir ou complementar os exercícios, algumas atividades do cotidiano podem auxiliar os corredores em alguns quesitos, como por exemplo, acelerar o metabolismo, fortalecer músculos e articulações e na melhora da performance.

+ Clique aqui e conheça seu calendário completo de corridas de rua!

A fisiologista Alessandra Masi comenta que “qualquer atividade simples nossa do cotidiano vai ajudar no condicionamento físico, proporcionando uma vida mais saudável. Então, qualquer pessoa, mesmo que sedentária, que opte por começar a mudar seu cotidiano, já vai estar movimentando o corpo, acelerando o metabolismo e protegendo a sua saúde”. Portanto, cuidados como se preocupar com a qualidade do sono e uma alimentação mais saudável, podem melhorar a performance dos corredores.

Atividades do cotidiano: como podem melhorar a performance na corrida - Foto: Syda-Productions/Fotolia

Foto: Syda-Productions/Fotolia

Atividades do cotidiano em prol dos corredores

Algumas atividades simples, ou mais elaboradas podem ajudar em diversos aspectos, entre elas:

– Levantar a cada uma hora, isso faz diminuir sua circunferência abdominal, diminuindo seu índice de massa corpórea. Isso acontece porque é necessária uma força para sair da inércia de estar sentado para ficar de pé, fazendo com que sejam ativados vários grupos musculares do corpo, e com isso você ativa o metabolismo. Este simples feito ocasiona em perda de gordura, alongamento dos grupos musculares e diminuir o nível de glicose no sangue, devido à ativação do metabolismo.

– Fazer alongamento de grupos musculares de movimentos quando estiver sentado. É possível alongar a panturrilha, o tibial anterior da perna, o glúteo com a perna cruzada, o piriforme, entre outros. “Então, são musculaturas muito ativas para corredores, e fazendo parte do cotidiano, é mantido o alongamento. Com isso, existe melhora na performance nos treinos, devido à melhora do potencial muscular”, explica Alessandra.

– Sempre que possível, fazer uma caminhada ou andar de bicicleta. Isso faz com que seu metabolismo e sua parte cardiorrespiratória permaneçam mais ativos. “Fazer um aeróbico também faz parte, é bom, faz melhorar a performance. Então, se você trabalha em uma distância que seja confortável para você, vá andando, tenta ir de bicicleta de casa para o trabalho. Para as pessoas que não conseguem, devido à distância, aproveite seu horário de almoço e caminhe, ande, escolha o caminho mais íngreme que tiver, tente subidas, escadas. Tudo isso faz com que a sua performance na corrida seja melhor”, comenta.

As dicas são importantes para manter as musculaturas ativas durante o dia, ou seja, evitando contraturas e outros incômodos musculares. As atividades do cotidiano podem fazer com que o atleta sinta diferença na sua qualidade de vida, acarretando em uma melhora da performance no esporte, e também na vida.

+ Que tal correr o Circuito Asics de corrida? Confira como aqui!

*Fonte: Alessandra Masi – Ortopedista, Traumatologista do Esporte e fisiologista. Atualmente, faz parte da preceptoria do serviço de ortopedia da FMSC e docente do Curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo. Membro efetivo da SBOT, membro efetivo da International Cartilage Repair Society (ICRS), Membro efetivo da American Academy of Orthopaedic Surgeons (AAOS).

Comentários

Tags:, , , ,
Leonardo Boscolo
Sou um apaixonado por esportes e aspirante a corredor. Um jornalista que vê na corrida um mundo de objetivos a serem alcançados, realizações pessoais e a oportunidade de se tornar cada dia uma pessoa melhor.
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade