Atleta com diabetes se desafia a correr 100 km na esteira

Para celebrar o centenário da primeira dose bem-sucedida de insulina, o futuro médico Alberto Elias Ribeiro David, de 25 anos, decidiu correr contra a diabetes. Ele próprio se desafioua correr 100 km na esteira, mostrando como a insulina, a atividade física e uma alimentação saudável são capazes de proporcionar uma vida repleta de saúde e realizações.

Aliás, realização parece ser a palavra preferida do dicionário de Alberto, que entrou recentemente na lista Forbes Under 30 pela criação do Movimento #2EM2. Em sete meses, a iniciativa realizou gratuitamente quase 27 mil testes de Covid-19.

Atleta com diabetes se desafia a correr 100 km na esteira
Foto: Divulgação

Alberto recebeu o diagnóstico de diabetes aos 5 anos de idade. “Meus pais, médicos, sem ter certeza do porquê uma criança de 5 anos fazia xixi na cama, resolveram fazer uma bateria de exames que concluíram que eu tinha diabetes”, conta o atleta do Instituto Correndo pelo Diabetes – CPD – organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo promover a saúde integral e qualidade de vida das pessoas com diabetes e outras doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), por meio do exercício físico, inclusão e garantia de direitos.

Movimento 100Diabetes – O desafio beneficente será no dia 04 de junho, na Care Club unidade Ibirapuera. “Acredito que nada motivará mais uma pessoa com diabetes a realizar os 150 minutos de atividade física semanal do que outra pessoa com a mesma condição correndo 100kms de uma vez, e na esteira. Mais do que isso, acredito que nada motivará mais a população em geral, com diabetes ou não, a realizar atividade física”, comenta Alberto.

Com o Desafio, Alberto David visa arrecadar R$100 mil para doar ao Instituto  Correndo pelo Diabetes e ao Ambulatório de Diabetes da UNIFESP. “É a luta contra o sedentarismo para mudar a saúde por meio da atividade física”.

É a primeira vez que o estudante de Medicina tentará atingir a marca de 100 kms em um único dia. Anteriormente, ele bateu a marca de 42,2 kms na esteira. Para aguentar firme no Movimento 100Diabetes, ele conta que existem alguns pilares para a preparação.

“Tenho seguido uma rotina alimentar extremamente calculada; com acompanhamento médico diário e uma equipe de preparadores físicos e fisioterapeutas. Existe uma equipe multidisciplinar lutando por este sonho. Além disto, tem toda a parte mental do desafio: serão horas na esteira, correndo. Mas acredito que este não será um problema, afinal, estou correndo por um propósito que acredito, estou correndo por um sonho: mudar a saúde das pessoas com diabetes no Brasil – e quem sabe um dia, no mundo”, conta o atleta do CPD.

O futuro médico, que se forma em junho de 2022, avisa que não está trabalhando com um limite pré-estabelecido para cumprir os 100Kms e que a única meta é ajudar as pessoas com diabetes. O Movimento 100Diabetes conta com os seguintes apoiadores: Fila, Z2food, Studio JA Design, Care Club e Naked Nuts.

Para participar do Movimento 100Diabetes fazendo uma doação, acesse o link: www.movimento100diabetes.com.br.

+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!

Movimento 100Diabetes

Data: 04 de junho de 2022

Local: Care Club Unidade Ibirapuera – Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4615 Jardins

Horário: Começa às 8 horas

Site Desafio Sem Diabetes e Doações: www.movimento100diabetes.com.br

Sobre o Instituto Correndo pelo Diabetes

O Instituto Correndo pelo Diabetes (CPD) é uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo promover a saúde integral e qualidade de vida das pessoas com diabetes e outras doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), por meio do exercício físico, inclusão e garantia de direitos. Desde 2018, recebe o apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e atualmente faz parte das ações do Departamento de Diabetes, Esporte e Exercício da SBD.

Ação da Fila apoiando o Movimento 100 Diabetes

A FILA tem como compromisso apoiar diversas causas sociais e incentivar constantemente os atletas de diferentes categorias. E para reforçar o seu comprometimento, a marca criou a ação “Compre & Doe”, uma iniciativa que ocorrerá durante todo o mês de junho, em que se celebra o Global Running Day – evento que destaca o Dia Mundial da Corrida. A ação irá reverter 5% do valor de cada produto vendido da Linha Running no site oficial da marca para o Movimento 100 Diabetes.

O objetivo é reforçar a importância da corrida dentro e fora dos limites do esporte, voltando a atenção para as pessoas que vivem com diabetes. Somente no Brasil são mais de 17 milhões de pessoas que apresentam o quadro clínico da doença, e foi pensando nisso que a FILA apoia, junto à Care Club, o atleta Alberto Elias Ribeiro David, médico de 26 anos e diabético, a participar do desafio beneficente de correr 100km na esteira do health club.

“Praticar esportes teve grande importância na minha vida, para meu bem-estar físico e mental, mas também foi primordial no controle e estabilidade da doença.”, conta Alberto, que teve o diagnóstico de diabetes aos 5 anos de idade.

A iniciativa “Compre & Doe” é apoiada pelos atletas do #TeamFila e a Care Club, centro de treinamento voltado a performance, bem-estar e qualidade de vida que irá sediar o grande desafio no dia 04 de junho. Todo o valor arrecadado será destinado para a ONG Correndo Pelo Diabetes e o Ambulatório de Diabetes da Unifesp, referência nacional em pesquisa na área da saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts