Atletas com deficiência são destaque na etapa São Paulo do Circuito Cidades Paulistas

A equipe Ação PCD levou atletas para os 5 e 10 km/ Foto: Divulgação

Na manhã do último domingo (28/07), o Circuito Cidades Paulistas desembarcou no Parque Cândido Portinari, na cidade de São Paulo, para disputas de 5 e 10 km de corrida e 5 km de caminhada. Um dos destaques foi a equipe Ação PCD, que levou vários atletas com deficiência para correr a prova.
 
As inscrições da etapa São Paulo do Circuito Cidades Paulistas foram gratuitas graças à Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, que permite às empresas destinarem parte dos recursos devidos em impostos em patrocínios a eventos esportivos.

+ Clique aqui e escolha sua próxima corrida!
 
Um dos destaques foi Felipe Augusto Diogo, atleta cego que participou dos 5 km. “Espero que tenhamos mais eventos como esse, afinal a corrida une todos os povos e classes sociais, pessoas com ou sem deficiência”, afirma Felipe, que fechou a prova em 38min52. “Corro desde o final de 2008 e a corrida para mim significa quebrar paradigmas. Muita gente acha que a deficiência nos impede de fazer esporte com outras pessoas e a corrida mostra que isso é possível. Agradeço ao laboratório Aché e à Lei Paulista de Incentivo ao Esporte por essa oportunidade”, completa o corredor que é cego total, pois nasceu com microftalmia, uma patologia que impede o desenvolvimento do globo ocular.
 
A etapa São Paulo do Circuito Cidades Paulistas reuniu cerca de duas mil pessoas, que chegaram ao Parque Cândido Portinari a partir das 7h, com uma temperatura ainda fria. Para ajudar os corredores e caminhantes a entrarem no clima da prova, às 7h30 uma professora de educação física coordenou uma animada sessão de aquecimento e alongamento.
 
A largada aconteceu às 8h para percursos montados dentro do Parque Cândido Portinari e Parque Villa Lobos.  A vitória nos 5 km feminino foi de Maria Leite Emidia, com 22min13, seguida por Gisele Alves (22min25) e Patrícia Gonçalves da Silva (22min40). Entre os homens quem levou a melhor foi Rogerson Glaab com 17min29, seguido por José Rodrigues Junior, atleta com nanismo que representou a equipe Ação PCD e marcou 18min08. Alessandro Barreto (19min13) fechou o pódio em terceiro lugar.
 
Já nos 10 km, quem venceu entre as mulheres foi Francisca Silva com 44min44, seguida por Lucemar Possar (47min23) e Luciana Passos (47min41). Entre os homens, Fábio Correia faturou o primeiro lugar com 34min26, seguido por Valdeci dos Santos com 35min45 e José Rodrigues (35min49) na terceira colocação. 
 
A próxima etapa do Circuito Cidades Paulistas acontece em Campinas, no dia 24/08. As inscrições estarão disponíveis no dia 06/08 no site oficial do evento.

+ Garanta sua vaga na Meia Maratona de Jeri!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts