• Corrida - Você sabe quanto os atletas correm nos jogos da Copa?

Você sabe quanto os atletas correm nos jogos da Copa?

Analisamos o desempenho na corrida da Seleção Brasileira no último jogo das oitavas de final contra o México.

A gente já veste o verde e amarelo desde o dia 14 de junho. O Brasil se paralisa para assistir a seleção correr atrás do  sexto título mundial. Emocionamos toda vez que a bola entra na rede. Cada 90 minutos de jogo vale a emoção da espera de quatro anos para a Copa do Mundo. Mas às vezes, naquele pique do lateral, como corredores natos, pensamos: “quanto os jogadores correm em uma partida?”

Foto: Facebook

Foto: Facebook

O treinamento do futebolista e do corredor difere muito. Além de claramente não batermos bola em treinos para provas de rua, não é interessante para um atleta em campo desenvolver habilidades de corrida de longas distâncias, por exemplo. Em uma partida, jogadores variam entre caminhar, parar, trotar e alguns sprints longos ou rápidos.

Já os atletas do asfalto variam entre uma leve aceleração durante o percurso ou manter a velocidade constante na longa distância. Sendo assim, a dinâmica da corrida no jogo de futebol é diferente de uma prova de corrida. As dificuldades de um corredor jogando no gramado é a mesma que os atletas de campo teriam em uma corrida de rua.

Os jogadores de futebol teriam fôlego para aguentar uma maratona? Provavelmente não. Por mais que as partidas durem normalmente pouco mais de uma hora e meia com os acrécimos, o ritmo não é a única das diferenças. O quanto os jogadores correm por partida também não chega nem perto da distância de 42k.

Após cada partida da Copa, o site oficial da FIFA libera as estatísticas de cada jogo e podemos ver o desempenho individual dos atletas em campo. Mais que o número de passes e finalizações, é possível saber as distâncias e velocidades de cada um. Vamos analisar o jogo das oitavas de final, Brasil e México, em que o time verde e amarelo conseguiu vaga nas quartas de final por dois gols.

 

Tabela: Players Heat Map / FIFA

Tabela: Players Heat Map / FIFA

Na primeira estatística que analisamos Players Heat Map, podemos ver a área de atuação em campo de cada um dos 11 titulares e dos 3 reservas que entraram ao longo da partida, o tempo em jogo e a quantidade de metros percorridos.  O atleta que mais correu pela Cosmos Arena, foi Casemiro com 10.400 m nos 96 min08s de jogo. Sua velocidade média é muito inferior a de um corredor de maratona que no mesmo tempo precisa ter percorrido quase três vezes essa mesma distância. E isto ainda varia entre posição dos atletas, perfil do jogador e outras variáveis de uma partida de futebol.

 

Tabela: Team Tracking Statics / FIFA

Tabela: Team Tracking Statics / FIFA

Já na tabela Team Tracking Statics é interessante ressaltar a quantidade de sprints de cada jogador. Coutinho deu nada mais nada menos que 49 arrancadas, enquanto Neymar deu 37 e Gabriel Jesus, 42. O restante das posições diminuem o número de sprints variando entre 20 e tantas cada um.

Na cidade de Samara, com uma arrancada o jogador Marquinhos, atingiu a maior velocidade no gramado: 33,3 km/h, dividindo espaço com Lozano, o meio campista mexicano.

Agora, dá uma olhada na performance de Neymar, camisa 10 da seleção:

Foto: Player Statics - Neymar / FIFA

Tabela: Player Statics – Neymar / FIFA

A FIFA calcula a o desempenho correndo dos atletas em Zonas de 1 à 5, que são as faixas de velocidade atingidas na porcentagem do tempo. Em quase 69% do tempo, o atacante corre na Zona 1 entre 0 – 7km/h, 24% entre 7-15 km/h, 4% do alcança 15 – 20km/h, 2% a Zona 4, de 20 – 25km/h e apenas 1% ultrapassa os 25 km/h em campo. Chegando ao ápice de 32,2 km/h poucas vezes.

Já é muito hexa | Foto: Facebook CBF

Já é muito hexa | Foto: Facebook CBF

Quais são os jogadores mais velozes atualmente?

Os boleiros mais velozes do mundo não chegam nem perto do nosso ídolo do atletismo, Usain Bolt. A velocidade máxima de 43,9km/h do jamaicano ultrapassa e muito a velocidade média de Garreth Bale, jogador galês do Real Madrid considerado o mais rápido do mundo, que chega a 36,9km/h carregando a bola de acordo com dados da Fifa do final do ano passado. E ele é seguido pelo ponta do Flamengo, Orlando Berrío, colombiano que alcança 36km/h.

Nem todos os jogadores mais velozes estão disputando a Copa do Mundo 2018. Nos campos russos, o até então mais rápido foi Cristiano Ronaldo, que bateu a própria marca de 33,6km/h no jogo contra a Espanha, atingindo 33,9km/h. Logo atrás da ‘Máquina de fazer gols’ estão Advíncula, atacante do Peru, alcançando 33,7km/h, Ante Rébic, atacante croata com 33,3 km/h. Na emoção de vestir a camisa da própria seleção, muitos recordes serão batidos até alguém levantar a taça de ouro.

Veja quem são os jogadores mais rápidos do mundo:

1. Gareth Bale (País de Gales | Real Madrid) – 36,9 km/h
2. Orlando Berrío (Colômbia | Flamengo) – 36 km/h
3. Jürgen Damm (México | Tigres) –  35,23km/h
4. Antonio Valencia (Equador | Manchester United) – 35,1 km/h
5. Aaron Lennon (Inglaterra | Everton) – 33,8 km/h
6. Pierre-Emerick Aubameyang (Gabão | Borussia Dortmund) – 34,60 km/h
7. Cristiano Ronaldo (Portugal | Real Madrid) – 33,6 km/h
8. Theo Walcott (Inglaterra | Arsenal) – 32,7 km/h
9. Leo Messi (Argentina | Barcelona) – 32,5 km/h
10. Wayne Rooney (Inglaterra | Everton) – 31,2 km/h

Comentários

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Larissa Santos
Pseudo jornalista da ECA-USP. Meus amigos costumam dizer que sou criativa e uma explosão sentimental. Eles também reclamam de ser atrasada, mas juro que vou melhorar. Mirei em cultura e vim parar em esportes, mas tá tudo bem, eu amo escrever sobre tudo.
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade