Atletas falam sobre suas expectativas para Meia Maratona das Cataratas

Rosa Mota já venceu seis São Silvestre e é madrinha da Meia Maratona das Cataratas (foto: Mariana Araujo/www.webrun.com.br)
Rosa Mota já venceu seis São Silvestre e é madrinha da Meia Maratona das Cataratas (foto: Mariana Araujo/www.webrun.com.br)

A quinta edição da Meia Maratona das Cataratas, que acontece no domingo (03/07), em Foz do Iguaçu (PR), reunirá atletas brasileiros de peso como Franck Caldeira, Damião Ancelmo de Souza, Giovani dos Santos, Laelson Santana, entre outros. No feminino o destaque fica para Sirlene Souza de Pinho, Marily dos Santos e Conceição de Maria Carvalho. A organização também traz a atleta Rosa Mota, seis vezes campeã da Corrida de São Silvestre, como madrinha da competição.

Direto de Foz do Iguaçu – O atleta Franck Caldeira, que ficou com a segunda colocação nas duas últimas edições da Meia Maratona das Cataratas (2009 e 2010), perdendo a chance de ser campeão nos últimos metros da prova, falou que está com a cabeça renovada, motivado e pretende fazer uma corrida pessoal contra seus objetivos. “Bater na trave é como fazer gol em uma prova como esta que está a cada ano com um nível técnico mais alto”, comenta Franck Caldeira.

O atual campeão da prova, Damião Ancelmo de Souza, afirma estar preparado para a disputa. “Tem muitos atletas de alto nível e apenas um vai ser o vencedor. O objetivo é participar da prova, como venho fazendo todos os anos, e tentar defender meu título”, fala Damião, que espera que o campeão seja brasileiro, se não conseguir vencer.

Já o atleta Laelson Santana, atual dono do melhor tempo da prova (1h03min37), afirma que pretende subir no pódio, mas que a competição será difícil devido ao alto nível técnico de seus adversários. “Vou fazer meu trabalho com tranquilidade, até porque tenho o campeonato inteiro pela frente, o Circuito Caixa, então farei a prova da maneira que planejei”, diz Laelson.

Giovani dos Santos, companheiro de equipe (Pé de Vento) de Damião Ancelmo, vem a Foz competir na Meia das Cataratas pela segunda vez. “Esse ano eu estou mais bem preparado e espero conseguir subir no pódio novamente”, diz Giovani, que ficou com o terceiro lugar ano passado.

Feminino – Sirlene Souza de Pinho, que foi terceira colocada na prova em 2010, falou que veio a Foz pois acredita que a Meia das Cataratas é uma prova que exige muito do atleta e é um bom treino para maratonas. Ela pretende fazer a mesma preparação que o ano passado para a Maratona do Rio de Janeiro, que será no dia 17 de julho, e usará a competição como treino. “Vou dar meu máximo e usar todo o meu treinamento no domingo”, afirma Sirlene.

A madrinha da disputa, Rosa Mota, que é de Portugal, afirma que é um grande prazer voltar pra o Brasil, já que foi aqui que ela começou sua carreira. “Fico feliz que algumas corredoras muito novas, que não eram nem nascidas quando eu corria a São Silvestre, vem falar comigo, admiram minha carreira e seguem meus passos”, fala Rosa, que diz que para ter sucesso como corredora o segredo é trabalhar duro.

O diretor técnico da competição, Tadeu Natálio, diz que é uma grande satisfação receber reconhecimento dos atletas pela organização e qualidade da prova. A Meia Maratona das Cataratas passa a integrar as 27 corridas que fazem parte do ranking Caixa 2011. A disputa terá largada a partir das oito horas, no dia três de julho, em frente ao Hotel Mabu Thermas & Resort. Os kits podem ser retirados também no Hotel Mabu, no dia primeiro e dois de julho, das nove às 18 horas.

Este texto foi escrito por: Mariana Araujo

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts