Vanderlei Cordeiro e outros atletas participam de atividades gratuitas na 6ª edição da Semana MOVE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Já consolidada como um dos principais movimentos nacionais no combate ao sedentarismo, a Semana MOVE chega à sua 6ª edição, reunindo centenas de atividades físico-esportivas gratuitas, até o dia 30 de setembro, em todo o estado de São Paulo. Dentro desta perspectiva, o evento contará com a participação de diversos atletas que marcaram a história do esporte nacional.

 Entre os destaques desta segunda semana de programação estão nomes como Vanderlei Cordeiro de Lima, Marcel Capretz; Janeth Arcain (basquete); Daniele Hypólito e Diego Hypólito (ginástica artística); Hugo Hoyama e Ligia Silvia (tênis de mesa); Patrícia Medrado (tênis), entre outros.

 Semana MOVE – O evento realizado pelo Sesc São Paulo oferecerá programações em todas as unidades do estado, com aulas abertas, vivências, oficinas, bate-papos, apresentações esportivas, passeios ciclísticos, corridas, além de organizar diversas atividades em espaços públicos para que as pessoas de todas as idades possam conhecer e encontrar a modalidade esportiva ou atividade física de sua preferência e incluir em sua rotina.

 Neste ano a Semana MOVE traz como mensagem “Por uma América Latina Mais Ativa!” e conta com a participação de 16 países do continente. Esta adesão de países latino-americanos teve início em 2015, por conta do apoio da ISCA – International Sports and Culture Association. O evento ganhou o nome de Semana Muévela e se expandiu também para países como Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, ampliando e fortalecendo a rede de parceiros para reverter os quadros de sedentarismo mundial.

+ Participe do Circuito de Corridas Caixa – Etapa São Paulo!

 Pesquisa – Estudo liderado por pesquisadores da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado no início de setembro deste ano, apontou que um em cada 4 adultos no mundo não é praticante de atividades físicas. No Brasil, o cenário é preocupante: o país é o quinto colocado no ranking do sedentarismo entre os 168 países pesquisados. 47% da população brasileira não pratica nenhuma atividade física.

 Entre os homens no Brasil, o índice é de 40,4% de sedentários, enquanto as mulheres representam 53,3%. Além de estar em quinto lugar, o país ainda está no grupo dos que registraram aumento de 5% nessa tendência desde 2001.

 Desde a sua primeira edição, em 2013, a Semana MOVE já mobilizou cerca de 800 cidades, totalizando a participação de mais de 8 milhões de pessoas que buscam sair do sedentarismo, em mais de 20 mil atividades oferecidas.

 Programação Semana MOVE 2018 – Atletas convidados/ 2ª semana

 Skate – Pista de street, com Toninho Switcht (Sesc Parque Dom Pedro II)

Aqueles que já praticam ou querem aprender a andar de skate na pista street podem vivenciar essa modalidade de forma divertida e com todos os equipamentos de segurança, além da monitoria necessária. Com Toninho Swicth. Livre. Grátis.

Até 30/9. Quarta a Domingo, das 10h às 17h.

 Mini atletismo: Guia de atletismo para crianças com Jorge Alfredo Reina Abreu (Sesc Interlagos)

Apresentação da proposta mini atletismo para professores da rede estadual de educação, professores e alunos cursando educação física. Inscrições pelo e-mail: esportes@interlagos.sescsp.org.br.  Ginásio e Pista de Atletismo. Grátis.

26 e 27/9. Quarta e quinta, das 9h30 às 16h30.

 Clínica de tênis de campo com Patrícia Medrado (Sesc Campo Limpo)

Com a presença da campeã mundial máster (entre outros títulos) Patrícia Medrado, alunas e alunos das aulas abertas de tênis do Sesc Campo Limpo e alunos de escolas e instituições convidadas participarão de divertidas atividades e terão a oportunidade de conhecer um pouco melhor esta modalidade. Quadra Poliesportiva. Não é necessário inscrição. Livre. Grátis.

27/9. Quinta, das 14h às 17h.

 Conhecendo o beisebol com a equipe beisebol.org (Sesc Consolação)

Venha conhecer e aprender este esporte vivenciando seus principais fundamentos e técnicas, como arremesso, recepção e rebatida. A modalidade já fez parte dos Jogos Olímpicos (1992 a 2012) e estará presente novamente em Tokyo (2020). Recomendação etária: acima de 6 anos. Grátis.

27/9. Terça e quinta, das 9h às 11h e das 12h às 16h.

 Atletismo com Maria de Lurdes Mutola (Sesc Pompeia)

A ex atleta de Moçambique Maria de Lurdes Mutola participará junto com o público de atividades e técnicas de treinamento de corridas de velocidade. Mutola é uma ex atleta de Moçambique, corredora dos 800m com 10 títulos mundiais entre 1993 e 2006, ouro olímpico em Sidney 2000. Ginásio Primavera. A partir de 16 anos. Grátis.

28/9. Sexta, das 10h00 às 11h20 e das 20h00 às 21h20.

 Parkour (Sesc Itaquera)

Criado na década de 1990, o Parkour é uma manifestação da cultura corporal que busca a transposição de obstáculos de um ambiente como escalar paredes e saltar obstáculos, entre outros desafios. Este circuito tem o objetivo de difundir a modalidade para o público, apresentando as principais técnicas da modalidade para iniciantes e iniciados. Equipe Tracer Parkour. Praça de Eventos. Livre. Grátis.

29 e 30/9. Sábado, das 11h às 17h. Domingo, das 10h às 15h.

 Ginástica de solo com Daniele Hipólyto (Sesc Itaquera)

Apresentação esportiva com a atleta Daniele Hypólito, medalhista no campeonato mundial e nos Jogos Pan Americanos. Após a apresentação, a atleta realizará um bate-papo para falar sobre sua trajetória esportiva e as características da modalidade. Praça de Eventos. Livre. Grátis.

29/9. Sábado, das 13h às 14h.

 Ginástica de trampolim com Camilla Lopes Gomes (Sesc Itaquera)

Apresentação esportiva de ginástica de trampolim com a atleta da Seleção Brasileira Camilla Lopes Gomes. Após a apresentação, Camilla realizará um bate-papo para falar sobre sua trajetória esportiva e as características da modalidade. Praça de Eventos. Livre. Grátis.

29 e 30/9. Sábado, das 15h às 16h. Domingo, das 13h às 14h.

 Surfando nas ondas da cidade com Pauê Aaagaard e Thiago Ferrão  (Sesc Consolação)

O público terá a oportunidade de conhecer a história do atleta Pauê e do treinador Thiago Ferrão nesta vivência de Surfe. Necessário Credencial Plena e exame dermatológico atualizado. Inscrições no local e dia da atividade. 12 anos. Grátis.

29/9. Sábado, 14h30 às 16h30.

Bate-papo: A mulher nas pistas e a democratização do acesso às práticas esportivas (Sesc Campo Limpo)

Com participação da atleta velocista cega Terezinha Guilhermina e da também corredora e fundadora do “Projeto Vida Corrida” Neide dos Santos, esta atividade propõe uma reflexão sobre os desafios da inclusão e da democratização no que tange a prática esportiva regular (para fins de lazer ou competitivos). Tenda da comedoria. Não é necessário inscrição. Livre. Grátis.

29/9. Sábado, das 16h às 17h.

 Corrida com Neide dos Santos e Terezinha Guilhermina (Sesc Campo Limpo)

A atleta fundadora do Projeto Vida Corrida, Neide dos Santos, e a paratleta multicampeã, Terezinha Guilhermina, demonstrarão suas técnicas de corrida e convidarão os participantes a vivenciarem algumas de suas rotinas de treinamento. Pista de Corrida. Não é necessário inscrição. Livre. Grátis.

29/9. Sábado, das 17h30 às 19h.

Tênis de mesa com Hugo Hoyama e Lígia Silva (Sesc 24 de Maio)

Vivência, bate papo e jogo exibição com os atletas Hugo Hoyama e Ligia Silvia. Hugo Hoyama atualmente é atleta do Palmeiras e possui 11 medalhas de ouro em jogos Pan-americanos. Lígia Santos da Silva é uma mesa-tenista brasileira natural de Manaus. Atleta olímpica, pan-americana e campeã latino-americana. Local: Praça – Térreo. Inscrições no local. Faixa Etária: Livre Grátis.

Vanderlei - Fotos Gabriela Salek
30/9. Domingo, das 11h às 13h.

 Muito além do atletismo com Vanderley Cordeiro e Marcel Capretz (Sesc 24 de Maio)

Bate papo sobre a história, carreira e vitórias dentro e fora das pistas com o medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima e mediação do Jornalista Marcel Capretz. Vanderlei Cordeiro de Lima é o único latino-americano outorgado com a Medalha Pierre de Coubertin, a maior condecoração de cunho humanitário-esportivo concedida pelo COI. Marcel Capretz é radialista e especialista em Jornalismo Esportivo. Grátis. Faixa Etária: Livre. Inscrições no local. Local: 8º Andar, Hall de Esportes
30/9. Domingo, das 15h às 16h30.

 Ginástica de solo com Diego Hipólito (Sesc Itaquera)

Apresentação esportiva de ginástica de solo com o medalhista olímpico e mundial Diego Hypólito.  Em sua apresentação, o atleta vai apresentar as características da ginástica de solo e em seguida realizará uma vivência com o público a partir de habilidades motoras como saltos, deslocamentos e acrobacias. Praça de Eventos. Livre. Grátis.

30/9. Domingo, das 14h às 15h.

Correndo na rua com Juliana e Marilson Gomes dos Santos (Sesc Osasco)

O público terá a experiência de correr junto com Juliana e Marilson Gomes dos Santos, dois ícones de corridas de rua e de longa distância no Atletismo. Juliana Gomes dos Santos: campeã pan-americana dos 1500m e dos 5000m, e recordista sul-americana dos 3000 metros com obstáculos. Marilson Gomes dos Santos: tricampeão da Corrida de São Silvestre, bicampeão da Maratona de Nova York, possui 05 medalhas em Jogos Pan-americanos, sendo campeão em 2011 em Guadalajara.

Tenda 1. Sem retirada de ingressos. A partir de 12 anos. Grátis.

30/9. Domingo, das 08h às 10h.

Treino de basquete com Janeth Arcain (Sesc Parque Dom Pedro II)

Treino ministrado pela ex-atleta campeã mundial e vice-campeã olímpica de basquete feminino Janeth Arcain com conteúdo importante para aqueles que já praticam a modalidade e desejam melhorar seu desempenho. Livre. Grátis.

30/9. Domingo, das 10h às 13h.

Serviço:  Semana MOVE
De 22 a 30 de setembro de 2018
Todas as unidades do Sesc São Paulo (capital, litoral e interior)
Classificação indicativa: Livre
Gratuito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts