Atletas prestigiam Corrida pela Paz no Quênia

Os atletas de elite do Quênia do presente e do passado estarão na cidade de Iten neste sábado não para correr, mas para prestigiar uma corrida pela paz. Campeões de maratonas, como Luke Kibet, Joyce Chepchumba, Martin Lel and Robert Cheruiyot estarão presentes na Corrida Shoe4Africa Peace, prova de cinco quilômetros para atletas Junior, promovida por uma organização não governamental que combate a Aids na África.

“Esta corrida vai unir cerca de 500 crianças de escolas para celebrar a paz. Resolvemos organizar este evento em resposta à onda de violência que começou no Quênia em dezembro do ano passado e que tem horrorizado o mundo”, ressalta Toby Tanser, um dos fundadores da ONG Shoe4Africa. Ainda segundo Tanser, de acordo com informações da Unicef, mais de 100 mil crianças quenianas ficaram desabrigadas pelo país e cerca de 64 mil estão sem acesso à escolas.

Ele é um dos responsáveis pela Maratona de Nova York e, após visita ao país africano em dezembro, recebeu um pedido de algumas crianças para que organizasse um evento para elas, “algo para que haja esperança no futuro, algo positivo no meio da melancolia”. A comunidade local aguarda ansiosamente a realização desta prova, aberta gratuitamente a 500 crianças quenianas em idade escolar.

Todos vão receber uma camiseta alusiva ao evento e, aqueles que completarem o percurso receberão material escolar doados pela ONG, que também fará a entrega de suprimentos de informática para uma das escolas representadas. Além dos corredores de elite, dançarinos locais vão entreter os corredores e espectadores e o tiro inicial ficará por conta de Nyandika Maiyoro, primeira corredora queniana a competir em jogos olímpicos.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts