Atletismo Juvenil: promessas brasileiras

O Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Juvenil que será realizado sábado e domingo (dias 8 e 9) em Maringá, no Paraná, vai reunir nomes em ascensão da modalidade. É o caso do paulista Thiago Carahyba Dias (BM & F Atletismo/SP), que lidera o ranking nacional da temporada nas provas de salto em distância (7.83) e 110m com barreiras (14.08).

Uma das maiores promessas da modalidade, o atleta paulista também competirá no salto triplo, onde é o segundo melhor colocado no ranking de 2002 alcançou a marca de 15.65 em fevereiro.

Quem também deve se destacar durante o Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo de Juvenis é o sul-matogrossense Gustavo Gomes de Mendonça (Três Lagoas/MS), melhor do país na temporada no lançamento de disco (57.82) e arremesso do peso (18.58).

Vão disputar o Brasileiro os dez primeiros atletas de cada prova, segundo o ranking nacional da temporada. No entanto, cada Federação também poderá inscrever mais oito atletas para a competição.

O Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo de Juvenis representa uma escala natural na história da maioria dos atletas do país. Já disputaram a competição até 19 anos alguns dos maiores nomes do atletismo nacional. É o caso dos medalhistas olímpicos João Carlos de Oliveira, o meio-fundista Joaquim Cruz e o velocista Robson Caetano. Joaquim Cruz, por exemplo, foi recordista mundial da categoria na prova dos 800m marcando 1.44, em 1981, no Rio de Janeiro.

Como o Brasileiro Caixa de Atletismo de Juvenis coincide com a segunda partida do Brasil na Copa do Mundo, contra a China (8h30 de Brasília), a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) resolveu alterar a programação do primeiro dia de provas. Dessa forma, em vez de iniciar pela manhã, o Brasileiro tem início previsto para 12h15 com a prova dos 100m rasos do Decatlo masculino. No domingo (9), quando serão disputadas as últimas etapas, as provas serão disputadas de 8h30 a 16h50.

O Brasileiro é a chance de os atletas nacionais conseguirem índice para o Mundial da categoria, que acontecerá de 16 a 21 de julho, em Kingston, na Jamaica, e para a definição da equipe brasileira que disputará os Jogos Desportivos Sul-Americanos em agosto, na cidade de Belém (PA), competição válida também pelo Campeonato Sul-Americano de Juvenis.

Este texto foi escrito por: Confederação Brasileira de Atletismo – CBAt

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts