Pare com a auto sabotagem. Terapia com foco no emagrecimento pode fazer a diferença

É muito comum as pessoas irem em busca de cultivar hábitos saudáveis para emagrecer ou simplesmente conquistar mais qualidade de vida, porém não é tão comum encontrar os que conseguem manter seus objetivos. Emagrecer pode ser um dos maiores desafios que enfrentamos em nossas vidas e ainda há o risco de não sustentarmos…

Também é muito comum essas pessoas serem tachadas de fracas ou sem força de vontade, mas isso pode ser uma grande injustiça. Existem muitas razões pelas quais as pessoas possuem esse tipo de comportamento, que acaba resultando na dificuldade em reduzir o peso e ainda mais em mantê-lo. Sendo assim, por que é tão difícil para algumas pessoas alcançarem esse objetivo?

Da mesma forma que vai a uma academia e recebe sua planilha de treinos Foto: Adrian Ilie/Fotolia
Da mesma forma que vai a uma academia e recebe sua planilha de treinos Foto: Adrian Ilie/Fotolia

Primeiramente, é importante deixarmos claro que, todo comportamento se origina de um pensamento. Ele pode ser consciente – “hoje vou comer saudável para conseguir atingir meu objetivo” ou inconsciente, quando você sabe o que tem que ser feito, mas não consegue efetivamente entrar em ação.

Partindo do princípio que os atos se iniciam dentro de nós, é importante identificar os gatilhos que afetam o comportamento, ou seja, o que a pessoa sente e também o que faz. Sendo assim, a terapia com foco no emagrecimento auxilia na identificação de pensamentos “sabotadores” e a mudar sua forma de respondê-los. Isso faz com que o indivíduo se sinta melhor e que o comportamento seja, consequentemente, a favor do objetivo.

Inscreva-se para a 16ª Corrida da Graciosa. Clique aqui!

Portanto, é importante compreendermos que quando uma pessoa decide emagrecer ou mudar seus hábitos, vai ao nutricionista e recebe seu plano alimentar pensado de acordo com suas necessidades. Da mesma forma que vai a uma academia e recebe sua planilha de treinos. Essa pessoa precisará então aprender a lidar com seus pensamentos, para não auto boicote a execução do que tem que ser feito, para atingir seu objetivo.

Isso mesmo! É a forma de um indivíduo pensar que determina o sucesso ou o fracasso do processo de emagrecimento. Os pensamentos conhecidos como “sabotadores” são aqueles que acontecem automaticamente e por serem muito rápidos, torna-se difícil identificá-los.

Se você já tentou de todas as dietas, talvez esteja na hora de buscar uma terapia com foco em emagrecimento Foto: Afishman/Fotolia
Se você já tentou de todas as dietas, talvez esteja na hora de buscar uma terapia com foco em emagrecimento Foto: Afishman/Fotolia

Se você já tentou de todas as dietas, entrou e saiu em atividades físicas e até mesmo já experimentou outras formas de emagrecimento, mas ainda assim não consegue atingir ou se manter no peso desejado, talvez esteja na hora de buscar uma terapia com foco em emagrecimento.

Obviamente que o processo de identificação desses pensamentos leva tempo, por isso torna-se tão importante a realização de acompanhamento psicológico, que irá auxiliar a lidar com eles de modo adequado ao objetivo que se pretende alcançar. Afinal, seguir um plano alimentar e exercitar-se diariamente pode ser algo prazeroso! Basta lidar com seus pensamentos, assim sua forma de sentir e agir também se modificarão.

A partir da psicoterapia com foco no emagrecimento, é possível realizar uma reestruturação cognitiva, que consequentemente gerará mudança comportamental, auxiliando no desenvolvimento de novos pensamentos e habilidades.

Escolher alimentos saudáveis são escolhas e vai muito além disso. Busque sempre o que te nutre, não apenas o que "enche" Foto: Jenny Sturm/Fotolia
Escolher alimentos saudáveis são escolhas e vai muito além disso. Busque sempre o que te nutre, não apenas o que “enche” Foto: Jenny Sturm/Fotolia

Assim, é possível o estabelecimento de estratégias para o alcance do objetivo. Podemos considerar que treino, acompanhamentos nutricional e psicológico caminham juntos. Todos irão te ajudar a desenvolver a persistência e o foco, necessários para o emagrecimento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Elaine Lopes

Elaine Lopes

Psicóloga graduada pela Universidade Católica de Santos e especialista em Transtornos Alimentares e Obesidade, formada pela FMUSP em parceria com o Hospital das Clínicas. Possui formação em Master Practitioner em PNL e Coaching Sistêmico. Além do atendimento clínico, atualmente é sócia-proprietária e responsável pela divisão de saúde e bem-estar da Soar Desenvolvimento Humano. Idealizadora do projeto Emagreça de Dentro Para Fora, criadora da metodologia de emagrecimento que leva o mesmo nome, e que a fez emagrecer 28 quilos. Ministra o curso Viva Leve! Reprograme sua mente e emagreça e o curso online Pense Leve.

Ver todos os posts