• Lesão - Bandagens elásticas previnem lesões? Conheça os verdadeiros benefícios

Bandagens elásticas previnem lesões? Conheça os verdadeiros benefícios

As bandagens elásticas são muito comuns em atletas, em diferentes partes do corpo. Podem ser coloridas, brancas, pretas, mas, com certeza você já viu algum corredor ou alguém praticando alguma atividade física com algum tipo de bandagem.

Maurício Garcia, fisioterapeuta, explica que “as bandagens destinadas aos ligamentos, músculos, tendões e até mesmo a articulação como um todo, são conhecidas como bandagens funcionais e são bandas adesivas onde se utiliza uma técnica baseada nas capacidades de auto-regeneração natural do corpo frente às lesões”.

Bandagens elásticas previnem lesões? Conheça os verdadeiros benefícios - Foto: Adobe Stock

Bandagens elásticas previnem lesões? Conheça os verdadeiros benefícios – Foto: Adobe Stock

A eficácia do uso se demonstra através da ativação do sistema neurológico e circulatório. Seu objetivo é proporcionar liberdade de movimentos de forma a permitir que o sistema muscular se auto-regenere biomecanicamente.

+ Confira seu calendário de corridas aqui!

As bandagens elásticas no alívio das dores

O fisioterapeuta explica que seu efeito analgésico é endógeno através da ativação do sistema inibidor raquidiano, ou seja, a bandagem funciona como um estimulante. “Não há uso de nenhum produto anti-inflamatório ou químico e sim a hipótese que os músculos e outros tecidos podem ser auxiliados por um estímulo da pele, ou estímulo tegumentar”, completa.

A tensão gerada por esta banda elástica e adesiva promove estímulos duradouros e constantes na pele, onde mantém a comunicação com os tecidos mais profundos através dos mecanorreceptores da derme e epiderme. É através deste processo que acontece a diminuição da dor, sensação de conforto, suporte para contração muscular, drenagem e principalmente estímulos proprioceptivos, que são os estímulos enviados ao sistema nervoso.

Tipos de bandagens

O importante não é a marca ou a cor da bandagem, mas sim a modalidade praticada e indicação do seu uso. A bandagem elástica possui uma função e é diferente da bandagem rígida, que serve apenas com propósito de estabilização e com eficácia pouco duradoura.

Não existem contraindicações absolutas para o seu uso, mas sim uma aplicação indevida. Como é um material que será aplicado sobre a pele, pode ocorrer algum efeito hipoalérgico que contraindique o uso.

“O indicado seria realizar as bandagens antes da atividade física, pois não há tempo comprovado de efetividade da aplicação, mesmo que você tenha feito uma boa estratégia, uma boa aplicação, conseguindo os resultados esperados, não há tempo para você permanecer com ela”, completa Maurício.

+ A Coporate Run Rio de Janeiro está aqui!

O uso das bandagens deve ser feito para minimizar dores e sintomas de alguma lesão, mas vale ressaltar que o mais indicado é a identificação e tratamento específico das lesões. Para isso, é muito importante procurar a ajuda de um profissional e ter um diagnóstico completo de como tratar a lesão da maneira correta.

*Fonte: Maurício Garcia, fisioterapeuta e Coordenador do Setor de Fisioterapia do Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte e Fisioterapeuta do Centro de Traumatologia do Esporte da Unifesp.

Comentários

Tags:, , , , , ,
Leonardo Boscolo
Sou um apaixonado por esportes e aspirante a corredor. Um jornalista que vê na corrida um mundo de objetivos a serem alcançados, realizações pessoais e a oportunidade de se tornar cada dia uma pessoa melhor.
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade