Você sabe quais são os tipos de batata e suas diferenças?

Logo os apaixonados por batata vão dominar o mundo já que o sabor, devido sua variedade imensa, agrada praticamente todas as pessoas. Existem vários tipos de batata, e elas podem ser cruas, cozidas, fritas, com ou sem acompanhamentos, doce, baroa ou yacon. Tem para todos os gostos.

+ O seu calendário completo de corridas de rua está aqui!

Conheça os tipos de batata e entenda seus benefícios!

1. Batata inglesa

Batata inglesa Foto: Evgeny/Fotolia
Você sabe quais são os tipos de batata e suas diferenças? Batata inglesa Foto: Evgeny/Fotolia

O tipo mais usado em nosso país, possui baixa quantidade de gordura e contém vitaminas do complexo B e C. Também tem ferro, cálcio, fósforo, potássio e amido. Tem uma média de 70 calorias, mas ao fritar (a maneira favorita de muitos) o valor calórico aumenta bastante.

Essa é a batata mais conhecida por engordar, devido seu alto índice glicêmico e por ser escolhida normalmente para ser frita ou cozida.

2. Batata doce

tipos de batata
Foto: Louis Hansel @shotsoflouis on Unsplash

A favorita dos atletas. Ela é roxinha por fora e tem um miolo branco por dentro, é rica em carboidratos e tem o dobro de fibras de uma batata normal. A famosa combinação do “frango com batata doce” costuma ser uma ótima opção, já que ela é digerida rapidamente e não vira glicose instantaneamente, como as outras batatas.

Possui vitamina A, C e algumas B. Além de sua ação antiinflamatória e antioxidante.

3. Batata yacon

Batata Yacon Foto: Picture Partners/Fotolia
Batata Yacon Foto: Picture Partners/Fotolia

Adocicada e bem parecida (visualmente) com a batata doce, a yacon é muito apreciada no Japão e agora ganhou no Brasil com o apelido de “batata diet”, pelo seu baixo valor calórico e por acompanhar muito bem, cortada crua e fina, a salada. Até mesmo suas folhas podem ser utilizadas para o tratamento do colesterol e diabetes.

4. Batata baroa

Mandioquinha Foto: Ana Mejai/Fotolia
Mandioquinha Foto: Ana Mejai/Fotolia

É a famosa (e deliciosa) mandioquinha.

Possui fósforo, vitamina A, B e C, além de ser ótima para digestão e ter poderes antiinflamatórios. Seu amido é facilmente digerido, por isso é indicada na alimentação de crianças. Ótima para ser consumida cozida, em sopas ou no famoso purê de mandioquinha.

5. Batata asterix

Batata Asterix Foto: BarkStudio/Fotolia
Batata Asterix Foto: BarkStudio/Fotolia

Tem casca avermelhada e é bem grossa. Possui vitamina C, minerais e fibra dietética. Fica ótima frita e principalmente com a casca, já que possui mais amido do que água. Também pode ser uma boa opção para purês e nhoque.

6. Batata baraka

Batata baraka Foto: Brian Yarvin/Fotolia
Batata baraka Foto: Brian Yarvin/Fotolia

De origem holandesa ela parece estar suja, mas isso é o que a distingue das outras. Indicada para todo tipo de preparo, pois sua polpa amarela é firme e mais seca, mas é muito boa principalmente para frituras já que contém menos água.

+ Inscreva-se para a Timão Run 2020. Clique aqui!

Atenção!

Apesar de ótimas para a saúde, as batatas não devem ser consumidas quando esverdeadas ou em germinação, pois podem causar intoxicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Christina Volpe

Christina Volpe

Comecei como corredora, depois me tornei jornalista e repórter do Webrun. Hoje sou editora e convivo diariamente com o esporte há 3 anos. Meu coração bate mais forte toda vez que um atleta conquista seu objetivo, uma corrida acontece e assisto uma competição emocionante. Sempre estou aprendendo e dando meu melhor.

Ver todos os posts