• Nutrição - Tire suas dúvidas sobre o consumo de BCAA e Glutamina

Tire suas dúvidas sobre o consumo de BCAA e Glutamina

Foto: Fotolia

Foto: Fotolia

O BCAA é um aminoácido de cadeia ramificada, que compõe aproximadamente um terço das proteínas musculares. Em geral, ele é consumido para suplementar a nutrição de quem pratica atividades físicas, ajudando a suprir a demanda do corpo por energia e fornecendo nutrientes para o ganho de massa magra.

Já a glutamina também é um aminoácido, só que com a função de fortalecer o sistema imunológico e trazer resultados para quem busca a hipertrofia, isso porque ela é o principal aminoácido dos músculos do corpo e um componente das proteínas.

O uso desses aminoácidos como suplementação é comumente feito por atletas, tanto amadores quanto os de alta performance. Mas será que eles realmente são capazes de melhorar o rendimento? Nós conversamos com a nutricionista da Estima Nutrição, Amanda Maffei, para esclarecer algumas dúvidas sobre o uso do BCAA e da glutamina.

 

Quando se pode começar a usar esses suplementos?

“Para consumir a glutamina não é preciso ser atleta de alto rendimento, seu uso está mais voltado para fortalecimento do sistema imunológico e regulação intestinal, então para quem tem problemas desse tipo, é uma opção interessante. Já o BCAA é mais indicado a quem faz atividade física, desde amadores até atletas profissionais, pois ele age recuperando, regenerando a musculatura”, explica.

 

Participe da Amazing Run Garopaba!

 

O BCAA e a glutamina interferem na performance?

“Apenas em altas doses e se o esporte for praticado, realmente, com frequência, para atuar na massa muscular. Se consumido em baixas doses e quando a pessoa não se exercita, é difícil o suplemento ter algum efeito”, conta a nutricionista.

 

Existe algum efeito colateral em consumir essas substâncias?

“Não, não há contraindicações, a não ser à pessoas com câncer: o uso da glutamina pode não ser muito indicado, mas isso deve ser avaliado caso a caso, pois dependendo da quantidade, não oferece riscos”, afirma.

A nutricionista lembra que não basta comprar e sair tomando, é preciso fazer um acompanhamento profissional: “São suplementos, então que para que façam o efeito esperado, toda a alimentação deve estar em dia e deve-se consumir na quantidade correta. Um profissional é capaz de avaliar se a pessoa realmente precisa da glutamina ou do BCAA”.

Comentários

Tags:, , ,
Carolina Abrantes
Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade

{{infoclima.data}}

{{infoclima.cidade}}

{{infoclima.temperatura}}


  • {{dias.date}}
    {{dias.high}}
    {{dias.low}}
Outras cidades
Selecione sua cidade
  • {{e.name}}