Beba água AGORA!

A água é um componente essencial de nosso organismo, mais da metade do corpo humano é de água, ou seja, é  impossível sustentar a vida sem ela. Dentre suas funções no organismo destacam-se o transporte de nutrientes, eliminação de resíduos, regulação e manutenção da temperatura corporal através da transpiração, manutenção da circulação e pressão do sangue, lubrificação das articulações e tecidos corporais e facilitação da digestão.

A nutricionista da Pulse, Carol Kratz, explica que existem diferenças no consumo entre homens e mulheres. “Eles possuem mais massa muscular em relação às mulheres. O tecido muscular é composto de aproximadamente 75% de água, enquanto o tecido adiposo de 10%. Além disso, as mulheres normalmente apresentam menores taxas de transpiração e perdas eletrolíticas do que os homens. Essas diferenças ocorrem principalmente pela diferença no tamanho corporal e taxas metabólicas”.

 Tome água na temperatura ambiente e colha diversos benefícios Foto: Beatrice Prève/Fotolia
Tome água na temperatura ambiente e colha diversos benefícios Foto: Beatrice Prève/Fotolia

O perigo da desidratação

Com a desidratação existe um grande risco do aumento da temperatura interna (hipertermia), cãibras; aumento da frequência cardíaca; náuseas e vômito; redução no volume plasmático, sistólico, débito cardíaco e VO2max; redução da pressão arterial, redução no desempenho cognitivo e motivação, além de queda no desempenho em esportes.

“O reconhecimento dos sinais e sintomas da desidratação é fundamental. Quando leve a moderada, ela se manifesta com fadiga, perda de apetite e sede, pele vermelha, intolerância ao calor, tontura, oligúria e aumento da concentração urinária”, alerta Carol.

As inscrições para a 40ª Corrida Santos Dumont já estão abertas. Clique aqui!

“Já na fase grave, ocorre dificuldade para engolir, perda de equilíbrio, a pele se apresenta seca e murcha, olhos afundados e visão fosca, disúria, pele dormente, delírio e espasmos musculares”.

No entanto, a ingestão muito elevada de água pode causar hiponatremia, condição onde o sódio plasmático cai e também traz riscos à saúde. Portanto, o ideal é adequar a ingestão às perdas.

ada ml de suor equivale a uma perda de 1g de peso corporal, desta maneira é possível calcular o volume necessário de reposição Foto: Showcake/Fotolia
ada ml de suor equivale a uma perda de 1g de peso corporal, desta maneira é possível calcular o volume necessário de reposição Foto: Showcake/Fotolia

Benefícios

O consumo da forma correta gera um melhor funcionamento geral do organismo, regulação da temperatura corporal, eliminação de toxinas, melhora no funcionamento do intestino, além de pele e cabelos mais bonitos.

Devo beber só água?

“Não necessariamente, no entanto, o líquido ideal para a hidratação é a água, por não possuir solutos facilita o trabalho dos rins. Além de ser uma opção disponível e barata. Em caso de atletas que pratiquem atividades com duração maior do que 90 minutos, é importante a ingestão de soluções contendo eletrólitos e 4-8% de carboidratos”, diz a nutricionista.

Beber água emagrece?

Indiretamente. Muitas vezes a pessoa acha que está com fome, mas é apenas sede. Uma ingestão adequada elimina a hipótese. Tome água na temperatura ambiente e colha diversos benefícios.

A bebida é componente essencial de nosso organismo, mais da metade do corpo humano é de água Foto: Fotolia
A bebida é componente essencial de nosso organismo, mais da metade do corpo humano é de água Foto: Fotolia

Como saber se estou hidratada?

“Observe a urina pela manhã ou depois de várias horas de hidratação estável, a mesma deve ser transparente ou amarelo bem claro, quanto mais escura, maior o estado de desidratação, servindo de alerta para uma maior ingestão de água” alerta.

Uma outra questão importante é a reposição de líquido durante e após a prática de exercício físico. “O gasto pode ser estimado efetuando a pesagem corporal antes e após a atividade, descontando o que foi ingerido durante. Cada ml de suor equivale a uma perda de 1g de peso corporal, desta maneira é possível calcular o volume necessário de reposição”, explica.

E sempre que sentir sede, lembre-se de beber água!

O tecido muscular é composto de aproximadamente 75% de água Foto: Fotolia
O tecido muscular é composto de aproximadamente 75% de água Foto: Fotolia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Christina Volpe

Christina Volpe

Comecei como corredora, depois me tornei jornalista e repórter do Webrun. Hoje sou editora e convivo diariamente com o esporte há 3 anos. Meu coração bate mais forte toda vez que um atleta conquista seu objetivo, uma corrida acontece e assisto uma competição emocionante. Sempre estou aprendendo e dando meu melhor.

Ver todos os posts