Quer uma forcinha para perder peso? Veja essas bebidas potentes

Além de ajudarem na perda de peso, os ingredientes termogênicos trazem diversos benefícios, como a melhora da circulação sanguínea, prevenção do câncer de cólon e de ovário, auxílio no tratamento de gripes, estímulo da digestão e eliminação de gases. Mas não há milagre, diz a nutricionista Fernanda Grijó. “De nada adianta comer um hambúrguer super gorduroso e chá de hibisco como acompanhamento”.

Nas bebidas os ingredientes termogênicos mais poderosos (e fáceis de serem adicionados) são o gengibre, canela e, para quem topar, até a pimenta do reino. “Para sucos indico os com baixo nível de carboidrato, como morango, frutas vermelhas (todas as berrys), limão, abacaxi, acerola, melão. Mas prefiro mesmo que a fruta em si seja consumida, pois assim os nutrientes e vitaminas são absorvidos melhor, mantendo o índice glicêmico médio e trazendo mais saciedade”, alerta Fernanda.

Suco de morango é uma boa opção de suco para a dieta Foto: Handmade Pictures/Fotolia
Suco de morango é uma boa opção de suco para a dieta Foto: Handmade Pictures/Fotolia

Para os chás, boas opções são: hibisco, verde, gengibre, canela, cardamomo e mate. Mas atenção, pois cada chá possui uma preparação diferente para obter efeito.

Veja a função de 5 ingredientes termogênicos

Chá verde: Possui compostos bioativos que são capazes de atuar no sistema nervoso, ajudando na perda de gordura. Além disso, auxilia no combate dos radicais livres pois é um ótimo antioxidante, renovando as células do nosso corpo. Mas atenção, pessoas com hipertensão NÃO podem consumir este chá!

Gengibre: Este alimento contribui para o melhor funcionamento do sistema digestivo, respiratório e circulatório, combatendo gripes e resfriados e, além disso, possui o efeito termogênico que contribui para a perda de peso

Canela: Além do efeito termogênico, a canela também é antioxidante, antifúngica, antibacteriana e antiparasitária e anti-inflamatória!

Pimenta: Além de vitaminas e minerais, como vitamina A, E C, ácido fólico, zinco e potássio, a pimenta do reino possui piperina e a pimenta malagueta possui capsaicina, que atuam como potente termogênico.

Açafrão (ou cúrcuma): É um poderoso anti-inflamatório e age melhorando o perfil de excesso de gordura, uma vez que o tecido gorduroso é também considerado um processo de inflamação.

Veja a lista com 5 ingredientes termogênicos e os implemente na rotina Foto: Vimart/Fotolia
Veja a lista com 5 ingredientes termogênicos e os implemente na rotina Foto: Vimart/Fotolia

Existe algum perigo?

“Geralmente pessoas que possuem hipertensão devem consumir esses alimentos com cautela, ou até mesmo evitá-los, pois por possuírem a ação de acelerar o metabolismo, podem também elevar a pressão arterial”, diz Fernanda.

Que tal participar da Amazing Runs Garopaba? Ainda dá tempo de se inscrever, clique aqui!

Pessoas portadoras de doenças cardíacas, labirintite, histórico de insônia, crianças, indivíduos com hipertireoidismo, úlcera e hipoglicemia também devem ter cautela ao adicionar esses compostos em sua rotina alimentar. Grávidas e lactantes devem consumir apenas sob orientação médica. “E claro, bom senso sempre nas quantidades”, finaliza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Christina Volpe

Christina Volpe

Comecei como corredora, depois me tornei jornalista e repórter do Webrun. Hoje sou editora e convivo diariamente com o esporte há 3 anos. Meu coração bate mais forte toda vez que um atleta conquista seu objetivo, uma corrida acontece e assisto uma competição emocionante. Sempre estou aprendendo e dando meu melhor.

Ver todos os posts