Bekele, Kipchoge e Kipsang estarão na Maratona de Berlim 2017

Os organizadores da Maratona de Berlim anunciaram que Kenenisa Bekele vai se juntar aos quenianos Eliud Kipchoge e Wilson Kipsang na Major Marathon, que acontece no dia 24 de setembro.

A entrada de Bekele, o segundo maratonista mais rápido de todos os tempos, para startlist acrescenta ainda mais poder a uma lista de alto calibre, que agora inclui três dos cinco homens mais rápidos da distância.

Bekele na Maratona de Paris, em 2014 Foto: All Atlhetics/Divulgação.
Bekele produziu a segunda corrida mais rápida da história, apesar de sofrer problemas musculares várias vezes Foto: All Atlhetics/Divulgação.

A intenção declarada de Kipchoge é quebrar o recorde de maratona mundial de 2h02min57, estabelecido por seu compatriota Dennis Kimetto em Berlim no ano de 2014. Kichoge teve uma espécie de “teste de laboratório” no início de maio, quando executou um não autorizável 2h00min25, no Breaking2 da Nike. O tempo mais rápido para a distância da maratona, no circuito da Fórmula 1 de Monza, na Itália. Mas essa façanha foi alcançada com a ajuda de uma equipe especializada e focada em tal resultado. .

Em condições de corrida normais, é permitido um máximo de três pacemakers e não são permitidos substitutos.”Em Monza eu estava tão perto de quebrar a barreira de duas horas”, diz Kipchoge. “A Maratona de Berlim representa para mim a oportunidade certa de atacar o recorde mundial oficial”.

Aos 32 anos, Kipchoge pode olhar para trás em uma longa e bem sucedida carreira como corredor de longa distância. Ele ganhou o título mundial de 5.000m em 2003, medalhas de prata e bronze nos Jogos Olímpicos na mesma distância em 2004 e 2008, respectivamente, e é o atual campeão olímpico de maratona, graças à sua vitória no Rio no ano passado.

A intenção declarada de Kipchoge é quebrar o recorde de maratona mundial Foto: Marcelo Machafo/Foto Arena
A intenção declarada de Kipchoge é quebrar o recorde de maratona mundial Foto: Marcelo Machafo/Foto Arena

Enquanto isso, o melhor dia até agora na carreira de 35 anos da Kipsang veio na 40ª edição desta corrida, ao tirar 15 segundos do recorde mundial 2h03min38 estabelecido por seu compatriota Patrick Makau. Mas o recorde mundial de Kipsang de 2h03min23 durou apenas 12 meses. Em 2014, Kimetto tornou-se o primeiro homem a correr a maratona em menos de 2h03, com as suas 2h02min57 no renomado curso rápido de Berlim.

Bekele produziu a segunda corrida mais rápida da história, apesar de sofrer problemas musculares várias vezes durante a segunda metade da corrida. Ele lutou na volta de cada ataque de cãibras musculares e transformou sua velocidade básica superior em efeito vencedor no final.

Inscreva-se aqui para a New Balance 15k Series – Etapa Goiânia!

O etíope de 35 anos é o corredor de trilha de longa distância mais bem sucedido da história. Três vezes campeão olímpico e campeão mundial em cinco ocasiões em 5.000m e 10.000m, ele também ganhou 11 títulos mundiais de cross-country nas distâncias curtas e longas. Também detém os recordes mundiais de 5000m e 10.000m.

Kipsang ao vencer a São Silvestre em 2013 Foto: Foto: Ana Gandolfo/ Webrun
Kipsang ao vencer a São Silvestre em 2013 Foto: Foto: Ana Gandolfo/ Webrun

“É uma startlist de sonhos”, diz o diretor de corrida, Mark Milde. “Não é comum que os três corredores de maratona mais fortes do mundo se encontrem desta forma. Como organizadores, estamos cruzando os dedos para o bom tempo e uma competição emocionante”.

Via IAAF.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Christina Volpe

Christina Volpe

Comecei como corredora, depois me tornei jornalista e repórter do Webrun. Hoje sou editora e convivo diariamente com o esporte há 3 anos. Meu coração bate mais forte toda vez que um atleta conquista seu objetivo, uma corrida acontece e assisto uma competição emocionante. Sempre estou aprendendo e dando meu melhor.

Ver todos os posts