Cansou da academia convencional? Saiba os benefícios da dança fitness e como ela pode contribuir na sua corrida

Já faz algum tempo que  as danças fitness se tornaram alternativa para quem não tem o hábito ou não gosta muito de frequentar academias convencionais; são diversas opções de ritmos que prometem manter o preparo físico lá em cima e trazer tantos benefícios quanto outras atividades físicas. Por isso, o Webrun reuniu em uma lista tudo o que dançar pode fazer de bom ao seu corpo, se é de motivação que você precisa, dá uma olhada:

Foto: Fotolia
Foto: Fotolia

– Melhorar o metabolismo

Quando se leva uma vida sedentária e começa a praticar algum tipo de exercício físico, rapidamente, o organismo acelera os gastos calóricos. Isso porque é necessário mais energia para atingir os objetivos dentro da atividade, exigindo que o metabolismo trabalhe de maneira mais rápida.

– Queimar calorias 

Por acelerar o metabolismo, assim como outras modalidades aeróbicas, a dança colabora na queima de calorias e perda de peso, favorecendo a redução do percentual de gordura. É possível eliminar até 600 calorias em 1 hora de aula!

– Mais resistência 

A atividade ajuda o praticante a ganhar mais fôlego, ou seja, a aumentar a resistência física e o VO2 máximo, já que aumenta a frequência dos batimentos cardíacos. Além de melhorar a circulação sanguínea do corpo.   

– Melhorar a flexibilidade

A atividade física exige uma mobilidade articular mínima. A pessoa sedentária que passa a praticar um exercício passa a forçar naturalmente novos limites de amplitude, assim como a coordenação motora e reflexos.

Ficou empolgado com a dança fitness? Venha conferir seus benefícios no Color Fest Brazil! Inscreva-se aqui.

– Aumentar o condicionamento físico

Aquela sensação de fadiga ao subir uma escada, por exemplo, diminui, pois, o coração fica mais condicionado. É claro, que a pessoa também passa a ter mais energia e disposição para realizar outras tarefas do dia a dia.

– Ajudar na concentração

Estudos apontam que o intenso fluxo de sangue que envolve o cérebro durante a prática de atividade físicas, como a dança fitness, é uma espécie de turbo para as células cerebrais, o que melhora a concentração e o foco.

Benefícios para a mente

Além de todos os pontos positivos já citados, diversos estudos já mostraram que a dança também pode trazer ganhos para a parte emocional, como melhorar a autoestima e autoconfiança, fazer com que a pessoa se expresse melhor, diminuir o estresse e socializar, uma vez que a grande parte das aulas de dança fitness são realizadas em grupos.

Quem pode fazer?

A dança fitness pode também melhorar o equilíbrio e coordenação motora, por isso pode ser praticada por qualquer pessoa, independente da idade, só é preciso consultar um médico antes de iniciar a prática para verificar possíveis restrições de saúde.

E os corredores?

Para quem já corre, dançar pode servir como uma prática complementar e ser alternada com os dias de treinos de corrida. Ganhar aquele “molejo” na dança pode fazer com que o corredor tenha mais consciência corporal e corrija mais facilmente sua postura e gesto esportivo. A capacidade cardiorrespiratória obtida nos ritmos mais rápidos pode ser benéfica também para respirar melhor ao correr.

De acordo com a professora da rede de academias Smart Fit Natalia Bruzzone, para obter todos os benefícios que a modalidade oferece é recomendável no mínimo 30 minutos de duração e as aulas devem ser realizadas duas ou três vezes por semana.

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carolina Abrantes

Carolina Abrantes

Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.

Ver todos os posts